Ribeirão Preto, Segunda-feira, 02 de Outubro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERFIL
Dominici amplia domínio político

DA FOLHA RIBEIRÃO

O atual prefeito e vencedor da eleição à Prefeitura de Franca, Gilmar Dominici (PT), 41, vai assumir a cidade com uma preocupação que atualmente já existe: administrar a dívida pública estimada em R$ 50 milhões.
Dominici assumiu a prefeitura francana em 1996 - sua eleição foi considerada uma surpresa- com uma grande crise no setor calçadista, responsável por aproximadamente 80% da geração de renda na cidade.
Franca voltou a ter fôlego no setor calçadista apenas em janeiro do ano passado, com a desvalorização do real frente ao dólar.
Dominici vai administrar o segundo maior pólo industrial de calçados do país, que depende também do grande centro comercial produtor de café, que é importante não só para as cidades vizinhas como também para o sul de Minas Gerais.
Filho de Tomázia Goulart Dominici e Ricieri Dominici, o atual e futuro prefeito é solteiro e nascido na própria cidade. Ele é técnico em eletrônica pela Escola Técnica Estadual Doutor Júlio Cardoso e é formado em assistência social pela Unesp (Universidade Estadual Paulista).
Filiado ao PT desde 1981, Dominici nunca se transferiu para outro partido. Em sua vida política constam, além de sua gestão como prefeito, duas legislaturas na Câmara Municipal de Franca (1989-92 e 93-96).
Em seu "curriculum" político, ele costuma destacar, como suas principais realizações, a implantação do programa "Saúde da Família", o início da construção do Hospital do Câncer, o funcionamento da UBS (Unidade Básica de Saúde) 24h no Jardim Aeroporto, a construção de dez escolas, a criação do Ensino Supletivo à Distância e a implantação do projeto "Bolsa Escola".
No espectro econômico, também figuram a instalação da Incubadora de Empresas e do Orçamento Participativo.
De acordo com Dominici, sua referência política é o presidente de honra do PT, Luiz Inácio Lula da Silva.
Questionado se teria algum desafeto político, Dominici disse que não tinha.
Com sua reeleição nessas eleições, Dominici passa a ganhar destaque além dos domínios de Franca. Pode começar a assumir a disputa por outros cargos.


Texto Anterior: Eleições 2000 5: Dominici é reeleito prefeito de Franca
Próximo Texto: Polícia apura crime eleitoral em Barrinha
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.