Ribeirão Preto, Sexta-feira, 02 de Outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Ícone do progresso do século 20, antiga fábrica da Antarctica é desmontada

DA FOLHA RIBEIRÃO

Símbolo do glamour e do desenvolvimento econômico de Ribeirão nas primeiras décadas do século passado, a antiga fábrica da Antarctica começou a ser desmontada.
Localizada na região central da cidade, em frente às palmeiras-imperiais que estão sendo transplantadas, a fábrica começou a ter os equipamentos retirados em agosto, para darem lugar a um novo centro de compras, que deve ficar pronto em 2011.
O prédio de 53 mil m2 pertencia à fabricante de bebidas Femsa até junho, quando foi comprado por um grupo de investidores de Ribeirão, que se comprometeu com a prefeitura a fazer um museu em memória da cerveja, para preservar a história da fábrica, fundada em 1911.
Segundo Itamar Suave, porta-voz dos novos proprietários, o grupo está definindo como será o projeto.
"São muitas variáveis que estão sendo analisadas e a intenção é entregar uma parte da obra no segundo semestre do ano que vem, para que uma loja âncora possa operar no local", disse. A operação é mantida em sigilo, assim como o valor de compra do local e outras possíveis lojas.
Segundo o arquiteto Cláudio Bauso, que participa do levantamento histórico, os investidores são favoráveis a preservar os prédios. "Não é certo ainda, mas vamos trabalhar um projeto que possa conciliar a história e o novo empreendimento." A Femsa deve concluir a retirada dos equipamentos até dezembro -parte será reaproveitada.


Texto Anterior: Outro lado: Advogado nega elo entre morte e atendimento
Próximo Texto: Meio ambiente: Cemitério ainda não obteve licença para operação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.