Ribeirão Preto, Sexta-feira, 02 de Outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

Hospitais testam programa do HC para regulação de leitos

DA FOLHA RIBEIRÃO

Beneficência Portuguesa, Santa Casa e pronto-atendimentos de Ribeirão começarão a implementar, nos próximos 15 dias, o software (programa de computador) desenvolvido pelo Hospital das Clínicas para fazer a regulação de leitos.
A implantação poderá viabilizar a unificação dos sistemas de regulação municipal e estadual, inclusive com os leitos do HC, segundo a secretária da Saúde de Ribeirão, Carla Palhares.
A unificação é uma reivindicação da Prefeitura de Ribeirão e está sendo discutida com o DRS (Departamento Regional de Saúde) há dois meses, segundo Palhares.
No dia 15 deste mês, os representantes dos hospitais, da DRS e da prefeitura se reunirão novamente para discutir a adaptação dos atendimentos ao novo sistema. Nessa reunião, a viabilidade da unificação voltará a ser discutida.
A decisão sobre a implantação do software foi tomada ontem, durante reunião entre representantes dos hospitais e da secretaria que discutiu falhas na regulação.
Há duas semanas, uma mulher esperou 50 horas, na UBDS (Unidade Básica de Saúde) Castelo Branco, por um leito em hospital do SUS.
Segundo a prefeitura, houve falha humana no encaminhamento da paciente a um dos hospitais da cidade, que tinha leitos livre.
Com a disponibilidade on-line dos leitos, Palhares disse acreditar que falhas como essa serão evitadas.
Para a secretaria, a transferência da regulação estadual para a capital, como previsto pela Secretaria de Estado da Saúde, não atrapalharia o plano de unificação.
Segundo ela, em um futuro próximo, com a inauguração da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), município e Estado poderão, inclusive, unificar seus espaços físicos de regulação.
A Folha não conseguiu ouvir os representantes da DRS e do HC sobre o assunto.


Texto Anterior: Polícia de Franca apura sumiço de sitiante de Patrocínio Paulista
Próximo Texto: Polícia: Mulher segue marido e o esfaqueia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.