Ribeirão Preto, Terça-feira, 03 de Março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Com média de 30,7°C, Ribeirão tem fevereiro mais quente da década

JULIANA COISSI
DA FOLHA RIBEIRÃO

A sensação de calor excessivo percebida no mês passado pela população de Ribeirão Preto é confirmada pelos números: a cidade viveu a mais alta média da temperatura máxima registrada para o mês de fevereiro desde 2000, quando a Defesa Civil do Estado iniciou a medição.
Isso significa que, somadas todas as temperaturas máximas, Ribeirão teve em fevereiro deste ano seu maior pico de calor, com uma temperatura média máxima de 30,7°C. Até então, a maior média máxima, 29,9°C, havia sido detectada no mês de fevereiro de 2006 e também de 2007.
A alta média é resultado de fortes dias de calor: só no último dia 20, sexta-feira de Carnaval, os termômetros registraram máxima de 34,2°C na cidade, segundo a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental).
Março dá sinais de que os dias continuarão bastante quentes. Ontem, os termômetros da estação registraram máxima de 35,6C.
Foi o quarto dia mais quente do ano. O recorde foi de 36,1C, detectado no último dia 22, domingo de Carnaval, e em 14 de janeiro.
Segundo o meteorologista do Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) Carlos Moura, uma das explicações para o calor é a atuação de um sistema de alta pressão, que funciona como uma espécie de tampão nas altas camadas da atmosfera, inibindo a formação de nebulosidade. Para hoje, a máxima prevista para Ribeirão é de 33°C.


Texto Anterior: Alimentação: Servidores reclamam de cartão
Próximo Texto: São Simão: Justiça manda remover preso para julgamento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.