Ribeirão Preto, Domingo, 04 de Março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Penitenciárias devem continuar com revistas

DA FOLHA RIBEIRÃO

O direção da Penitenciária de Ribeirão Preto estuda a realização de novas revistas na unidade nos próximos dias para averiguar se há algum equipamento ilícito nas celas.
Após a megarrebelião de fevereiro, a unidade chegou a passar por uma revista, mas nada foi encontrado -nem mesmo estiletes, tão comumente achados nas revistas em outras unidades. "Eu não posso dizer que não tenha, mas apenas que não foi encontrado", disse o diretor geral da penitenciária de Ribeirão, Silvio Maria Machado Júnior, após o resultado da revista.
Machado Júnior afirma que nas próximas revistas vai continuar não usando policiais militares para realizar as buscas. "A Polícia Militar é responsável pela segurança externa", disse.
O diretor disse ainda que não poderia divulgar a data da operação por questão de segurança. "Se eu disser o dia que vai ser, aí que eu não acho nada."
As revistas na unidade são realizadas constantemente, segundo o diretor Machado Júnior.
Em Araraquara, a direção da penitenciária não divulgou a realização de novas revistas, apesar de admitir a presença de telefones celulares em poder dos detentos.
Durante os três dias de revistas no interior das celas, foram aprendidos estiletes e um celular.
Os agentes da unidade mantidos reféns durante a megarrebelião, em fevereiro passado, afirmaram ter visto a presença de pelo menos 20 aparelhos e armas.
O comandante da polícia de Araraquara, tenente-coronel Nicolau Waldemar Lambort, criticou a forma como a revista foi realizada pela direção. "Os presos ficaram acompanhando a revista ao lado do agente e isso pode ter os intimidado."
Ainda segundo o comandante, a realização da revista foi discutida entre o diretor Jorge Bento de Camargo e os líderes do presos rebelados. Camargo não foi encontrado para fazer comentários.
O sindicato dos agentes afirmou que a presença do preso durante a revista é importante para evitar algum tipo de acusação por parte dos detentos.



Texto Anterior: Corregedoria usa investigação de equipe
Próximo Texto: Agentes discutem movimento no dia 12
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.