Ribeirão Preto, Domingo, 4 de abril de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Após primeira fase tormentosa, time de Matão está à frente de equipes grandes
Matonense busca liderança do grupo


PAULO FERRARI VIARTI
free-lance para a Folha Ribeirão

A Matonense enfrenta hoje a Portuguesa Santista, às 11h, em Santos, buscando continuar entre os líderes de seu grupo no Campeonato Paulista.
Para superar a instabilidade da primeira fase e se afirmar como melhor time do interior do Campeonato Paulista, a Matonense precisou trocar duas vezes de treinador e dispensar atletas com problemas disciplinares. Hoje, o time tem uma campanha superior à do Santos e da Lusa.
Um dos responsáveis pelo desempenho é o técnico Oswaldo Alvarez, o Vadão, que conseguiu arrumar a defesa, até então a segunda mais vazada da competição, e melhorou o ataque.
Nas cinco primeiras rodadas do campeonato, a Matonense marcou 14 gols, uma média de 2,8 por jogo, inferior apenas ao do São Paulo, que fez 16 gols.
"Muitos jogadores já estiveram em grandes times e eu apenas disse que era a hora de recuperarem a imagem para retornarem aos clubes de ponta. Se eles se acomodassem iriam apenas cumprir tabela e eu iria passear por três meses em Matão", afirmou Vadão.
Depois de revolucionar o futebol em Mogi Mirim com seu "carrossel caipira" e revelar o meia Rivaldo, em 92, Vadão levou o Guarani ao simbólico título de campeão do interior na temporada passada. A equipe de Campinas ficou em 5º lugar no último Paulista.
"A Matonense é um time simpático e carismático e lógico que um trabalho bem feito sempre marca. Minha passagem pelo Mogi Mirim é um exemplo disso, pois até hoje o pessoal lembra daquele time", disse Oswaldo Alvarez.
Na primeira fase do campeonato, a Matonense só garantiu a classificação na última rodada. Agora está entre os três melhores de seu grupo, junto de São Paulo e Palmeiras. O time de Matão tem dez pontos.
"Não podemos nos iludir com esse bom momento. Sempre digo aos jogadores que precisamos ter simplicidade e bastante conversa. Os atletas e a comissão técnica têm um bom relacionamento e isso influi positivamente na campanha da equipe", afirmou Vadão, que ainda considera a classificação à próxima fase um sonho.

Destaque
O atacante Taílson é o artilheiro isolado do Campeonato Paulista, com seis gols marcados em apenas cinco jogos. A boa performance na competição surpreende até o próprio jogador.
"Nunca marquei tantos gols na minha carreira e olha que já perdi pênalti e desperdicei boas chances de disparar na artilharia", disse o atacante.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.