Ribeirão Preto, Terça-feira, 04 de Maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TAQUARITINGA

Por telefone, bombeiro ajuda mãe a salvar bebê de 46 dias

DA FOLHA RIBEIRÃO

Um bebê de pouco mais de um mês de vida sobreviveu após se engasgar com leite graças à habilidade e tranquilidade de um bombeiro, que, por telefone, orientou a mãe da criança enquanto a unidade de resgate se deslocava para a casa da família.
O caso ocorreu na manhã de sábado, em Taquaritinga. O bombeiro Sérgio Cardoso Belarmino, 33, recebeu um telefonema às 9h30. Do outro lado da linha, estava Valquíria Maila da Silva, 28, desesperada porque a filha Larissa não respirava.
A mãe contou que o bebê de 46 dias tinha mamado havia pouco tempo e não estava respirando porque tinha aspirado leite ao vomitar.
Belarmino encaminhou a unidade de resgate até a casa da família, no bairro Rosa Bedran. Enquanto isso, durante cerca de três minutos ensinou à mãe a socorrer a criança.
"Deita ela [bebê] na palma da mão com a barriga para baixo e com o rosto entre os dedos. Dá duas batidinhas nas costas dela. Agora vira ela de frente e sopra de leve na boca e no nariz."
O diálogo, que ficou gravado pelos bombeiros, revela que a mãe da criança e a avó, Maria Aparecida, seguiram as orientações dadas por Belarmino, até que a criança voltou a respirar e a equipe de resgate chegou.
Ontem, o bombeiro e a família voltaram a se encontrar na Santa Casa de Taquaritinga, onde a criança está internada, mas sem risco de morte. "Sou muito grata", disse Valquíria, sobre as orientações de Belarmino e o trabalho de resgate.


Texto Anterior: Mundo animal: Polícia busca "serial killer" que matou 25 cachorros
Próximo Texto: Explode nº de internações por dengue em Ribeirão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.