Ribeirão Preto, Sexta-feira, 04 de Setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gripe suína mata grávida de oito meses em Franca

Foi a primeira morte da cidade causada pela doença e a 11ª da região de Ribeirão

Bebê sobreviveu e passa bem; Franca investiga outra morte suspeita, a de um empresário do setor calçadista de 50 anos


LIGIA SOTRATTI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA RIBEIRÃO

Foi confirmada ontem a primeira morte por gripe suína em Franca. A vítima é uma gestante de 22 anos, que morreu anteontem. Ela estava no oitavo mês de gestação -o bebê foi salvo, segundo o secretário de Saúde, Alexandre Ferreira.
Com esse caso, a região completa 11 mortes pela nova gripe, sendo duas grávidas. A primeira foi uma mulher de 38 anos de Ibitinga -nesse caso, o bebê não sobreviveu.
De acordo com o secretário, a gestante deu entrada no Hospital Regional de Franca com infecção renal, febre e dor no corpo. "Os sintomas são parecidos com gripe, mas não era essa a suspeita dos médicos. Depois que ela começou a ter insuficiência respiratória", disse.
A grávida, identificada apenas como Daniela, foi internada no último dia 22. O bebê, do sexo masculino, nasceu com cerca de 2,2 kg, no último fim de semana. Segundo o secretário, o menino passa bem.
Além da gestante, outra morte em Franca está sendo investigada. Trata-se do empresário calçadista José Gaspar da Silva, 50, que morreu anteontem com quadro de insuficiência respiratória, no Hospital São Joaquim.
O empresário foi internado no dia 1º -antes ele tinha sido atendido no mesmo hospital. "Foi diagnosticada uma infecção pulmonar na primeira visita. Ele foi medicado e retornou para casa. Como não teve melhora, voltou ao hospital e, devido ao agravamento da sua condição, foi internado", disse Carmem Grijalba, médica do controle de infecção hospitalar do Hospital São Joaquim.
O teste rápido confirmou a morte por influenza A. No entanto, o resultado tem que ser confirmado pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.
As outras mortes na região ocorreram em Ribeirão Preto, São Carlos, Barretos, Ibitinga, Américo Brasiliense, Pitangueiras, Buritizal e Itápolis. A cidade com mais casos confirmados é Ribeirão, que confirmou 94 até anteontem.


Texto Anterior: Painel Regional
Próximo Texto: Foco: Esgoto clandestino ameaça peixes em córrego de Ribeirão Preto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.