Ribeirão Preto, Terça-feira, 04 de Novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Chuva atenua calor, mas região deve ter radiação ultravioleta máxima

Edson Silva/Folha Imagem
Sol sobre estátua na praça 15 de Novembro, centro de Ribeirão Preto, por volta das 16h

JULIANA COISSI
DA FOLHA RIBEIRÃO

Mesmo com previsão de pancadas de chuva durante a semana, que devem amenizar o calor, o risco deverá continuar alto para a pele, já que Ribeirão Preto e cidades da região poderão registrar níveis extremos de radiação ultravioleta, segundo o Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos).
O índice UV, criado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), estabelece uma escala para o risco à saúde durante exposição aos raios ultravioleta. São eles: baixo (índice UV 1 e 2), moderado (3, 4, 5), alto (6 e 7), muito alto (8, 9, 10) e extremo (12, 13, 14).
Em Ribeirão e Barretos, o índice UV irá atingir hoje nível 13 -esse patamar deverá se manter até quinta-feira. A maior incidência do sol durante o dia em Ribeirão tem sido das 10h às 15h. A situação é semelhante em Franca, São Carlos e Araraquara. Hoje, o nível de raios ultravioleta deve chegar a 12, com previsão de atingir 13 amanhã e quinta-feira, segundo o Cptec.
De acordo com o meteorologista Vlamir da Silva Junior, do Cptec, níveis extremos de radiação ultravioleta têm relação direta com a baixa nebulosidade -quanto mais o céu estiver limpo, maior a incidência dos raios.
A inclinação da Terra também influencia. Enquanto no inverno, o sol está mais próximo do norte do país, no verão fica perto do Trópico de Capricórnio, que passa na capital e sul de São Paulo.
Para o oncologista pediátrico Reynaldo Sant'Anna, coordenador do Programa Sol Amigo, as pessoas subestimam os riscos do sol à pele. "Segundo a OMS, bastam cinco queimaduras de sol durante a infância, como as que ocorrem após um dia de piscina, para duplicar os riscos de câncer." Se o vermelho na pele vier acompanhado de bolhas, duas queimaduras já duplicam as chances de câncer.


Texto Anterior: Motorista estava bêbado ao arrastar moça, diz laudo
Próximo Texto: Dárcy herdará "gestão provisória" em 2009
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.