Ribeirão Preto, Quinta-feira, 04 de Novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

São Carlos, 153, cresce com construção civil e serviços

Ritmo de novos empregos foi retomado também pelas grandes indústrias

Setor de serviços, com o crescimento de redes de supermercados, movimentou o volume de contratações

JULIANA COISSI
ENVIADA ESPECIAL A SÃO CARLOS

Terra de especialistas na área aeronáutica e de tecnologia, São Carlos, que hoje completa 153 anos, se autointitula polo tecnológico, mas deve seu crescimento recente a outros setores.
Foram as áreas da construção civil e de serviços, antecedendo a indústria, as maiores responsáveis pela geração de vagas em 2010.
Passada a crise econômica de 2008, que provocou demissões, a cidade volta a recuperar o patamar de empregados e prevê maior volume de contratações para 2011.
Atualmente, o setor industrial emprega 35 mil pessoas na cidade, de acordo com o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).
É um índice um pouco menor do que os 36 mil empregados de 2008, mas mostra um avanço em relação ao ano passado, quando o número caiu para 29 mil.
Segundo o diretor regional do Ciesp, Ubiraci Correa, a construção civil foi a que mais empregou pessoas, motivada pelo programa de habitação Minha Casa, Minha Vida, do governo federal.
Na sequência, estão empregos no setor sucroalcooleiro. Em terceiro lugar, veio o crescimento da indústria.
Entre as 700 empresas, cerca de 50 são de médio e grande portes, com mais de cem empregados. As "gigantes" que mais contrataram foram a Volkswagen, no setor automobilístico, e a Electrolux, de eletrodomésticos.
"A nossa projeção é que até dezembro conseguiremos empatar com 2008 o número de empregados e que em 2011 manteremos o crescimento", afirmou.
A Latina, indústria que fabrica bebedouros, é um sinal dessa retomada. Depois de demitir 10% de seu quadro de funcionários em 2009, conseguiu recuperar-se e hoje está com 330 empregados, como em 2008.
O prefeito de São Carlos, Oswaldo Barba (PT), atribui também ao setor de serviços o crescimento. O Carrefour abriu duas lojas. Uma unidade das Lojas Americanas também foi aberta.


Texto Anterior: Painel Regional
Próximo Texto: Cidade da Energia pode receber seu primeiro evento em 2012
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.