Ribeirão Preto, Segunda-feira, 05 de Janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em 2006, rapaz de 21 anos teve as pernas serradas

DA FOLHA RIBEIRÃO

Além dos dois casos listados pelo Observatório da PUC de São Paulo, a região de Ribeirão tem outros registros de suspeita de violência policial. Um dos que ganharam destaque foi o de Michel dos Santos, 21, caso que também foi arquivado.
O corpo do rapaz foi encontrado em estado de decomposição no ribeirão Preto, em Jardinópolis, em julho de 2006. Uma testemunha contou que Michel foi visto pela última vez sendo abordado por dois PMs.
As pernas de Santos foram serradas na altura das coxas, um dos olhos foi arrancado, havia duas perfurações a bala no abdômen e diversos cortes de faca nos braços. Uma cicatriz que o jovem tinha no abdômen foi aberta a faca.
Na época, o tenente Marco Aurélio Gritti, então porta-voz da PM em Ribeirão, disse que não sabia quem era o autor da violência, mas que pelas fotos do crime "tudo indica que houve tortura".
Em fevereiro, o Ministério Público pediu arquivamento do caso. "Não há nexo causal entre a mera conversa com os PMs e a morte", diz o documento.
Entre denúncias mais recentes, está a do motoboy Valdemir Bezerra de Lima, 26, preso em uma festa da casamento. Segundo familiares, ele foi ameaçado e torturado no carro de policiais.
De forma coletiva, em agosto, moradores de São Carlos fizeram denúncias de tortura e humilhação contra a PM. Os casos foram discutidos em audiência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Para a PM, as acusações tinham cunho político. (JC)



Texto Anterior: Lista de violência policial inclui a região
Próximo Texto: Foco: Mulher lembra que pediu a Juliano para não sair na noite em que ele foi morto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.