Ribeirão Preto, Quinta-feira, 05 de Fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POLÍCIA

Grevista, delegado de Cristais é transferido para Dumont

DA FOLHA RIBEIRÃO

O delegado George Theodoro Ary, titular da delegacia de Cristais Paulista há dez meses, foi desligado da Delegacia Seccional de Franca e, sem consulta prévia, transferido para a Dumont, área da Seccional de Sertãozinho.
Ary, que apoiou publicamente, em artigos de jornais e entrevistas, a greve da polícia, que durou de setembro a novembro de 2008, disse acreditar ter sido alvo de retaliação pós-greve. Ele estuda ainda se entrará com mandado de segurança para manter, na Justiça, o cargo.
A remoção do delegado foi solicitada diretamente pelo delegado seccional, Mauri de Camargo Segui, que ontem justificou reuniões para não atender a Folha.
"Ninguém veio falar comigo qual o motivo da minha transferência. Vou obedecer, mas questiono qual o verdadeiro interesse disso tudo. Foi de forma legal, mas foi perseguição da mesma forma", afirmou Ary.
Durante a paralisação, o policial admite que criticou nominalmente o governador José Serra (PSDB) em entrevistas. Ele também apareceu ao lado de políticos que foram à região de Franca apoiar o movimento.
Ele também se posicionou contra o Estado na tentativa de transferência do delegado João Tostes, então do 2º DP, para o município de Igarapava, durante o período de greve. Depois de anúncio no "Diário Oficial" do Estado, a decisão foi revogada.
Cristais Paulista registrou 139 furtos e dez roubos em 2008. Seu último homicídio aconteceu em 2007. Dumont, por sua vez, teve 48 furtos e cinco roubos apenas. Há oito anos não registra um homicídio doloso, segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública.
A Adpesp (Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo) disse haver sete casos de retaliação a delegados. Nestes casos, todos na capital ou Grande São Paulo, já há disputa judicial.


Texto Anterior: Basquete: Na prorrogação, Franca vence o Araraquara no Nacional
Próximo Texto: Prefeitura busca verba para remover favela
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.