Ribeirão Preto, Domingo, 05 de Abril de 2009

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Conselho decide na quarta se exclui progressão de séries

Presidente do órgão é contra mudança e quer um novo diagnóstico da educação

Novo modelo permitiria, a partir da 3ª série, que o aluno seja promovido ou retido a cada ano, e não ao final de ciclos como é hoje

DA FOLHA RIBEIRÃO

O Conselho Municipal da Educação de Ribeirão começa a votar na próxima quarta a proposta do município de excluir, a partir da 3ª série, a progressão continuada nas escolas da rede municipal -pelo atual sistema, o aluno só pode repetir ao fim de cada ciclo (4ª e 8ª série).
O conselho tornou-se objeto de atenção, porque cabe a ele alterar qualquer forma de avaliação proposta pelo Executivo. Pela minuta da proposta, a ser apresentada nesta semana, só um ciclo fica mantido -1ª a 3ª séries. A partir da 3ª série, o aluno poderá ficar repetindo.
As opiniões de conselheiros estão divididas. O presidente do conselho, José Marcelino de Rezende Pinto, deve apresentar um parecer contrário à proposta. Segundo ele, existe desde 2006 proposta para o novo ensino de nove anos de, a partir da 3ª série, haver ciclos de dois anos, e não de quatro.
Rezende Pinto afirma que faltou o município apresentar um diagnóstico para propor uma mudança em tão pouco tempo. Ele quer propor um prazo de quatro meses para um novo diagnóstico.
A favor da proposta estão os que defendem o fim da "promoção automática". Segundo o conselheiro Luís Lopes, da Secretaria da Educação, existe ainda uma sugestão de, a partir da 3ª série, limitar que o aluno só possa repetir por mais um ano. A emenda, porém, não está no texto base, a ser votado.

Assédio
Segundo o presidente do conselho, alguns conselheiros passaram a receber visitas em casa de representantes da secretaria ou ligações telefônicas para que apoiem o fim da progressão continuada defendida pela prefeitura.
A prática começou a ocorrer, segundo Rezende Pinto, depois do anúncio da proposta de acabar com o sistema. A secretaria alega que o debate é um meio democrático, e que tem discutido nas escolas e com conselheiros, da mesma forma que tem feito o presidente.


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