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Conselho decide na quarta se exclui progressão de séries
Presidente do órgão é contra mudança e quer um novo diagnóstico da educação
Novo modelo permitiria, a partir da 3ª série, que o aluno seja promovido ou retido a cada ano, e não ao final de ciclos como é hoje
DA FOLHA RIBEIRÃO
O Conselho Municipal da
Educação de Ribeirão começa a
votar na próxima quarta a proposta do município de excluir, a
partir da 3ª série, a progressão
continuada nas escolas da rede
municipal -pelo atual sistema,
o aluno só pode repetir ao fim
de cada ciclo (4ª e 8ª série).
O conselho tornou-se objeto
de atenção, porque cabe a ele
alterar qualquer forma de avaliação proposta pelo Executivo.
Pela minuta da proposta, a ser
apresentada nesta semana, só
um ciclo fica mantido -1ª a 3ª
séries. A partir da 3ª série, o
aluno poderá ficar repetindo.
As opiniões de conselheiros
estão divididas. O presidente
do conselho, José Marcelino de
Rezende Pinto, deve apresentar um parecer contrário à proposta. Segundo ele, existe desde 2006 proposta para o novo
ensino de nove anos de, a partir
da 3ª série, haver ciclos de dois
anos, e não de quatro.
Rezende Pinto afirma que
faltou o município apresentar
um diagnóstico para propor
uma mudança em tão pouco
tempo. Ele quer propor um
prazo de quatro meses para um
novo diagnóstico.
A favor da proposta estão os
que defendem o fim da "promoção automática". Segundo o
conselheiro Luís Lopes, da Secretaria da Educação, existe
ainda uma sugestão de, a partir
da 3ª série, limitar que o aluno
só possa repetir por mais um
ano. A emenda, porém, não está
no texto base, a ser votado.
Assédio
Segundo o presidente do
conselho, alguns conselheiros
passaram a receber visitas em
casa de representantes da secretaria ou ligações telefônicas
para que apoiem o fim da progressão continuada defendida
pela prefeitura.
A prática começou a ocorrer,
segundo Rezende Pinto, depois
do anúncio da proposta de acabar com o sistema. A secretaria
alega que o debate é um meio
democrático, e que tem discutido nas escolas e com conselheiros, da mesma forma que tem
feito o presidente.
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