Ribeirão Preto, Segunda-feira, 05 de Julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cajuru tem a melhor nota do Ideb no país na avaliação até o 5º ano

LIGIA SOTRATTI
DE RIBEIRÃO PRETO

De mochilas personalizadas e uniformes que incluem meias e tênis com o nome da cidade, os alunos dos primeiros anos do ensino fundamental de Cajuru ficaram no topo do país no ranking do Ideb referente a 2009.
A cidade do interior paulista obteve nota 8,6 na avaliação até o 5º ano (antiga 4ª série) e colocou quatro escolas entre as cinco melhores do país.
As três primeiras colocadas foram as Emebs (Escolas Municipais de Ensino Básico) Aparecida Elias Draibe, com nota 9,0, André Ruggeri, com 8,8, e Dom Bosco, também com 8,8.
É ainda da cidade a quinta colocada do ranking, a Mousart Alves da Silva, nota 8,5. No país, a média foi de 4,6.
"Estou surpresa. A gente trabalha o ano todo para que o ensino tenha qualidade, mas não esperava que uma escola como a nossa, em uma cidade pequena, fosse ter essa colocação", disse a diretora da primeira colocada do ranking nacional, Rita de Cássia Souza.
Cajuru tem cerca de 20 mil habitantes e a Secretaria da Educação consome R$ 11 milhões por ano, o que equivale a cerca de 30% do Orçamento -o mínimo em investimento no setor definido pela Constituição é de 25%.
Para a secretária da Educação e primeira-dama, Isabel Ruggeri Ré, o bom desempenho se deve a um conjunto de ações, entre elas o investimento em qualificação de docentes e o envolvimento da família com a escola.
"Fazemos festas, sessões de cinema e feiras pedagógicas em que os pais são chamados a participar. Além disso, temos uma equipe multidisciplinar atenta ao desenvolvimento dos alunos."
A rede municipal conta com ouvidoria que, em caso de problema escolar, como faltas ou lições de casa atrasadas, visita a família para detectar a dificuldade. Casos considerados mais graves vão para o Conselho Tutelar.
Há ainda o centro de especialidades com psicopedagoga, psicóloga e fonoaudióloga para atender os alunos da rede municipal de ensino.


Texto Anterior: Metade da região fica abaixo da média
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.