Ribeirão Preto, Quarta-feira, 05 de Agosto de 2009

Próximo Texto | Índice

Barretos anuncia medidas antigripe e confirma a festa

Vereador pede posição da OMS sobre riscos de se realizar um evento como a Festa do Peão em tempos de gripe suína

Festival do Folclore de Olímpia também adota medidas especiais; já Araraquara adia a Facira para 15 de novembro

JEAN DE SOUZA
DA FOLHA RIBEIRÃO

LIGIA SOTRATTI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA RIBEIRÃO

Um dia após um vereador questionar a realização da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, em tempos de gripe suína, a organização da festa anunciou uma megaoperação para coibir a propagação da doença durante o evento, que contará com a ajuda das autoridades de saúde do município.
A festa, a mais tradicional do gênero no país, começa no próximo dia 20 com a expectativa de reunir 800 mil pessoas.
Anteontem, na Câmara, o vereador Carlos Henrique dos Santos (PPS) propôs um requerimento pedindo uma posição da OMS (Organização Mundial da Saúde) sobre os riscos de contaminação pela nova gripe em um evento como o de Barretos, que recebe pessoas de várias partes do mundo.
Santos disse que as medidas preventivas não são suficientes e que, se houver algum risco para a população de Barretos, o melhor é cancelar a festa.
Horas depois, Os Independentes, organizadores da festa, lançaram o seguinte informe: "A festa está confirmadíssima. Os boatos sobre qualquer cancelamento são inverídicos".
Segundo o presidente de Os Independentes, Jerônimo Luiz Muzetti, recipientes de álcool e painéis com instruções sobre como prevenir a doença serão instalados em toda a área da festa. Nos dois ambulatórios do Parque do Peão, haverá mais médicos e enfermeiros que em anos anteriores.
A prefeitura vai disponibilizar uma UBS (Unidade Básica de Saúde) para atender exclusivamente casos suspeitos da nova gripe. Policiais militares, bombeiros e profissionais do Samu serão treinados para orientar as pessoas com suspeitas da gripe suína.
Para o secretário da Saúde, Mussa Kalil Neto, não há riscos para os visitantes da Festa do Peão. "[No país], não fecharam metrô, aeroportos e rodoviárias por causa da gripe", disse.
Outro evento que vai ter medidas especiais antigripe é o Festival Nacional de Folclore de Olímpia, que começa no próximo sábado. Os grupos folclóricos que vão se apresentar serão cadastrados e monitorados pela Vigilância Epidemiológica. No ano passado, o festival recebeu 150 mil pessoas.
Já a Facira (Feira Agrocomercial e Industrial da Região de Araraquara), que começaria no próximo dia 11, foi adiada para o dia 15 de novembro devido à gripe suína. Segundo o presidente do evento, Valter Romão, o prejuízo será em torno de R$ 150 mil porque estava tudo pronto. "Tivemos que adiar por precaução. Sabemos que o vírus está circulando na cidade e em todo lugar." O público esperado era de 140 mil pessoas.


Próximo Texto: Foco: Dentistas adiam consultas de pacientes com sintomas de gripe para evitar vírus
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.