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Ribeirão registra uma "reinvasão" de supermercados
Nos últimos 12 meses, grandes redes como Pão de Açúcar, Carrefour, Walmart e Ricoy estão investindo na cidade
"Já ocorre um processo de saturação dos grandes centros do Estado; a saída é partir rumo ao interior", afirma presidente da Abras
LUCAS REIS
DA FOLHA RIBEIRÃO
O Pão de Açúcar constrói sua
segunda loja em Ribeirão Preto. Ricoy e Carrefour aproveitaram a queda do Gimenes e, juntas, devem abrir 22 unidades
até o ano que vem. O Walmart
ergue sua segunda loja na cidade, uma atacadista, assim com o
Atacadão, também do grupo
Carrefour.
Nos últimos 12 meses, Ribeirão sofre um fenômeno que o
setor de supermercados chama
de "reinvasão". Grandes grupos
aportam na cidade, expandem
suas lojas para regiões periféricas -e também em cidades da
região- e fazem de Ribeirão
um polo de supermercados no
interior do Estado.
"Não tenha a menor dúvida
de que a gente acredita mais no
interior do que na capital paulista", disse Luiz Henrique Caseiro, diretor de marketing da
Ricoy, que já abriu cinco lojas
-duas em Sertãozinho, uma
em Franca, uma em Ribeirão e
outra em Catanduva- e prepara a inauguração de outras 12
na região até o fim do ano.
Não é de hoje que Ribeirão
virou alvo de novos supermercados. Mas, o setor nunca viu
tantas redes diferentes chegarem à cidade em tão pouco tempo, e em volume tão grande.
"Já ocorre um processo de
saturação dos grandes centros
do Estado. A saída é partir rumo ao interior", disse Sussumu
Honda, que é presidente da
Abras (Associação Brasileira de
Supermercados).
O fenômeno da vez, segundo
as próprias redes, são as chamadas "lojas de vizinhança".
Em vez de investirem em hipermercados, as marcas recorrem a lojas menores, em pontos
estratégicos da cidade. Assim
surgiu a bandeira Carrefour
Bairro e Dia %, do Carrefour. A
Ricoy também explora esse
segmento e abre a loja do Shopping Santa Úrsula (ex-Gimenes) na próxima quarta.
"Ribeirão já tem um trânsito
complicado, as pessoas já não
querem mais se deslocar tanto
para fazer suas compras. É mais
fácil comprar no próprio bairro", disse Aurélio Mialich, diretor regional da Apas (Associação Paulista de Supermercados) e dono da rede Mialich de
supermercados.
Independente do tipo de supermercado, empresários afirmam: Ribeirão ainda tem espaço para novas lojas. "A cidade
tem um potencial forte de novas
lojas, longe de estar saturado.
Ribeirão continua no nosso radar para operações futuras", disse João Edson Gravata, diretor
de operações do Pão de Açúcar.
Para Para Alberto Borges Matias, professor da USP, a expansão das redes "forasteiras" provoca um fortalecimento também nas marcas locais. "Os supermercados antigos também
estão se expandindo."
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