Ribeirão Preto, Sexta-feira, 05 de Dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Total de nascimentos cai em sete das dez maiores cidades

DA FOLHA RIBEIRÃO

Acompanhando a tendência nacional detectada pelo levantamento do IBGE, o ritmo de nascimentos em 2007 diminuiu em sete das dez maiores cidades da região nordeste do Estado. A maior queda entre o total de nascidos naquele ano se deu na cidade de Matão, uma redução de 6,5%. Em números absolutos, nasceram 1.046 bebês em 2006, contra 978 bebês no ano passado.
Na seqüência, também tiveram queda no número de nascidos as cidades de Araraquara (5,2%), Bebedouro (4,57%), Jaboticabal (4,25%), Franca (2,02%) e Barretos (1,18).
Na contramão, Batatais viveu uma espécie de "baby boom", com um crescimento expressivos de nascidos vivos. Os nascimentos aumentaram 11,8%, de 668 registros para 747.
No Brasil, o ritmo de nascimentos caiu 2%, de acordo com a pesquisa do IBGE. Em números absolutos, foram registrados, no ano passado, 2,75 milhões nascimentos em todo o país. De 2006 para 2007, somente na região Norte, houve crescimento do volume de registros, de 254.532 para 259.388.
Já no Sul e Sudeste, houve quedas acentuadas no número de nascidos. Segundo os pesquisadores, a queda na fecundidade é a principal razão para o ritmo menor de nascimentos, fenômeno que se percebe desde a década de 60. Ainda segundo o IBGE, na região Centro-Oeste, os números se mantiveram praticamente estabilizados, com pequenas oscilações dentro do período. (JULIANA COISSI)



Texto Anterior: Divórcios e separações sobem em São Carlos e Araraquara
Próximo Texto: Dárcy anuncia quatro secretárias mulheres
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.