Ribeirão Preto, Sexta-feira, 05 de Dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dárcy anuncia quatro secretárias mulheres

Carla Palhares Queiroz vai comandar a Saúde, uma das secretarias mais criticadas nos últimos governos em Ribeirão

Mulheres também irão comandar Assistência Social, Cultura, Educação e área jurídica; Ivo Colichio vai para o Planejamento

Silva Junior/Folha Imagem
A prefeita eleita de Ribeirão, Dárcy Vera (DEM), com o vice-prefeito eleito Marinho Sampaio (à esq.) e os secretários anunciados ontem

VERIDIANA RIBEIRO
DA FOLHA RIBEIRÃO

A prefeita eleita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera (DEM), terá em 2009 um dos secretariados mais femininos da história da cidade. Ontem, a democrata anunciou cinco secretários, sendo quatro mulheres. Em comum, elas têm perfil técnico e ligação pessoal com Dárcy.
"O Paulo Saquy (futuro secretário de Governo) brincou comigo dizendo que as mulheres vão mandar no mundo e na prefeitura. Mas eu não sei se vou nomear mais mulheres, ainda preciso analisar as outras pastas", disse Dárcy.
Como já era cogitado nos bastidores da política, a médica ginecologista Carla Palhares Queiroz, ex-presidente da regional do Sindicato dos Médicos de São Paulo em Ribeirão, comandará a Secretaria da Saúde, uma das áreas mais criticadas do atual governo.
Para a Assistência Social, Dárcy escolheu sua chefe de gabinete na Assembléia Legislativa, Maria Pascoalina Sodré, a mulher por trás dos projetos sociais que alavancaram a carreira política da democrata, como a Caravana da Cidadania e o Movimento do Bem. A jornalista Adriana Silva, que dirigiu Dárcy no início de carreira da prefeita na TV, será secretária da Cultura. A procuradora do município Vera Lúcia Zanetti, que já era membro da equipe de transição nomeada por Dárcy, vai comandar a Secretaria dos Negócios Jurídicos, hoje comandada também por uma mulher, Nina Valéria Carlucci.
O único homem anunciado ontem foi o engenheiro Ivo Colichio Júnior, que será secretário de Planejamento e Gestão Pública, secretaria onde já trabalha como engenheiro e que já dirigiu entre 1997 e 2000, no governo de Luiz Roberto Jábali (PSDB). Além dos cinco nomes, Dárcy já havia anunciado Saquy para a Secretaria de Governo e a professora Débora Vendramini para a Educação.
Na gestão do ex-prefeito petista Gilberto Maggioni, entre 2002 e 2004, cinco mulheres ocuparam secretarias, mas não ao mesmo tempo. Maria Margaret de Souza e Silva foi secretária da Cidadania, Vera Lúcia Zanetti foi procuradora-geral, Joana Leal e Elza Rossi comandaram a Educação e Maria Cristina Gameiro foi superintendente do Instituto de Previdência dos Municipiários.


Texto Anterior: Total de nascimentos cai em sete das dez maiores cidades
Próximo Texto: Saúde: Futura secretária da Saúde é médica da prefeita eleita
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.