Ribeirão Preto, Sexta, 6 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOVEST 99
Do total de inscritos, 49% não frequentou cursinho
Mulheres são maioria entre os inscritos para exame da Unesp

da Reportagem Local

As mulheres são maioria, 58%, entre os 71.946 inscritos para o vestibular da Vunesp (Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista), segundo o estudo do perfil socioeconômico dos candidatos deste ano, divulgado ontem pela instituição.
Essa é uma tendência que vem se mantendo nos últimos cinco anos, diz o diretor acadêmico da Vunesp, Fernando Dagnoni Prado. "As mulheres não são apenas maioria entre os candidatos, mas também entre os ingressantes."
Do total de inscritos, 49% (35.592) não faz nem fez cursinho, 47% (34.019) fez o 2º grau em escolas particulares, e 42% (29.981), em escolas públicas. Para Prado, é importante notar o crescimento da participação dos alunos do interior do Estado entre os inscritos.
Em 97, foram 61%; no ano passado, 63%; e agora, 65%. "Isso reflete o crescimento socioeconômico do interior, mas também pode significar que os candidatos estão procurando estudar mais perto de casa para reduzir os custos com os estudos", diz o diretor.
Nos últimos três anos, houve aumento de inscritos com renda mensal familiar até 9,9 salários mínimos. Em contrapartida, diminuíram os candidatos com renda superior a 15 salários mínimos.
Para o diretor, esses dados podem indicar que os candidatos das camadas menos favorecidas estão buscando melhorar sua escolarização, acompanhando a tendência internacional de maior especialização do mercado de trabalho.
Os inscritos devem receber entre os dias 10 e 11 deste mês pelo correio os cartões com os locais das provas, que acontecem entre 20 e 22 de dezembro.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.