Ribeirão Preto, Domingo, 07 de Março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Custo de vida cresce 0,63%, a menor alta desde agosto na cidade

Índice é menor que o registrado em fevereiro do ano passado, quando houve aumento de 0,73%

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA RIBEIRÃO

O custo de vida aumentou 0,63% em Ribeirão Preto em fevereiro. É o que apontou o ICV (Índice de Custo de Vida) divulgado pela ACI-RP (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto). É a menor alta desde agosto, quando o aumento foi de 0,37%.
O resultado é muito diferente do de janeiro, com alta de 1,99%, a maior em um único mês desde 2005. O ICV de fevereiro indicou inflação em quatro dos sete grupos verificados.
No mês passado, o setor de vestuário apresentou o maior crescimento, que foi de 1,77%. Já as despesas pessoais apresentaram queda de 0,34%, enquanto saúde e transportes permaneceram estáveis.
No mesmo mês de 2009, durante a crise, a alta foi de 0,73%. Para o economista Alberto Borges Matias, professor da FEA-RP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto), da USP, apesar da queda na comparação com 2009, o índice é alto para um único mês.
"Se esse patamar for mantido, alcançaremos em torno de 8% no final do ano. Muito mais que os 5,5% projetados pelo Banco Central para este ano."
Já o diretor do Instituto de Pesquisas Sociais da ACI-RP, Antônio Vicente Golfeto, que coordena a pesquisa, diz que a tendência é que o ICV recue nos próximos meses. "Setores que tiveram alta no início do ano, como educação e saúde, não devem ter novos reajustes durante o ano e, por isso, vão se estagnar", diz Golfeto.


Texto Anterior: Painel Regional
Próximo Texto: 13 anos depois, aposentado mata o 2º assassino do filho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.