Ribeirão Preto, Quinta-feira, 07 de Maio de 2009

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Comércio de Ribeirão prevê estagnação nas vendas do Dia das Mães

BRUNA SANIELE

O comércio de Ribeirão Preto prevê estagnação nas vendas do Dia das Mães, considerado a segundo melhor período para o setor, perdendo apenas para o Natal.
Segundo o diretor do Instituto de Pesquisas Sociais da ACI-RP (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto), Antônio Vicente Golfeto, as vendas foram baixas até a semana passada e, por isso, mesmo a expectativa inicial não deve ser alcançada -é improvável que ocorra o aumento esperado de 3% em relação ao ano passado. De 2007 para 2008, o aumento de vendas foi de 5%.
"Esperamos que o comércio se recupere nos últimos dias, período de vendas maiores, mas não estou otimista", disse Golfeto.
Segundo a assessoria de imprensa do Novo Shopping, a expectativa é que as vendas sejam 5% maiores em 2009 e que esse patamar seja atingido no próximo fim de semana. O Ribeirão Shopping e o Shopping Santa Úrsula, ambos do grupo Multiplan, não divulgaram estimativa.
O vice-presidente do Sincovarp (Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto), Orlando Rodrigues Júnior, também disse que as vendas de 2009 devem permanecer estáveis.
Segundo ele, o resultado só não será pior porque o setor de eletrodomésticos deve ter um aumento de vendas devido à redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre geladeiras, fogões e máquinas de lavar.
"O ano passado foi atípico, o comércio estava em franca expansão. Neste ano as vendas devem se manter em relação ao ano passado", disse Rodrigues Júnior.
Segundo comerciários entrevistados pela Folha, houve pouca mudança no volume de vendas nesta semana. "Está parado do mesmo jeito", disse o vendedor de loja de roupas do centro, André Renato Rodrigues, 26.
Adilson Borges, 28, vendedor de eletrodomésticos, disse que o IPI impulsionou as vendas, mas o movimento está igual ao do ano passado. "Na primeira semana de redução do IPI, o movimento subiu muito. Mas agora é o normal do Dia das Mães."
Na sexta, as lojas do centro funcionam até as 22h e, no sábado, até as 18h para tentar atrair clientes nas vésperas do Dia das Mães.


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