Ribeirão Preto, Quarta-feira, 07 de Outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Defesa Civil diz que falta preparo para situações de emergência

Levantamento mostra que só dez de 25 cidades da região instituíram órgão

DA FOLHA RIBEIRÃO

A região não está preparada para enfrentar situações emergenciais, como enchentes e quedas de pontes. É o que mostra o levantamento da Defesa Civil do Estado, que aponta que apenas dez dos 25 municípios da região têm o órgão em funcionamento. Nos outros, apesar de constituída por decreto municipal, a entidade não tem um trabalho efetivo.
Segundo o subdiretor do Departamento Estadual de Defesa Civil, Mauro Ricciarelli, outro problema enfrentado por todos os municípios da região é a falta de um plano preventivo. "A cidade poderia ter um plano direcionado ao problema das chuvas, com mapeamento de pontos de risco e ações a serem feitas em casos de emergência. Esse planejamento indica a função de cada um dos órgãos envolvidos, como polícia, bombeiros e guarda, para uma ação mais efetiva", disse.
De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil, Rubens Delsin, como a região é privilegiada em relação aos fenômenos naturais, a importância do órgão acaba minimizada. "Aqui não tem muita catástrofe, nada de grandes proporções e, por isso, o pessoal não valoriza o trabalho", disse.
Dos 645 municípios paulistas, em torno de 10% a 15% têm Defesa Civil em funcionamento. Sem o órgão em atividade, as cidades não têm como solicitar ao Estado verbas para reparar danos causados por desastres ou catástrofes naturais.


Texto Anterior: Esporte: Ribeirão se vê como "azarão" nos Jogos Abertos do Interior
Próximo Texto: Acidente: Bombeiros acham no Pardo corpo de empresário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.