Ribeirão Preto, Quarta-feira, 07 de Outubro de 2009

Texto Anterior | Índice

"Lista de nome sujo" do SCPC fica estagnada

Em setembro, inclusões apresentaram alta de apenas 0,37% em relação ao mesmo mês do ano passado

DA FOLHA RIBEIRÃO

Após registrar queda de 6% nas inclusões em agosto, o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) de Ribeirão Preto detectou estagnação da inadimplência do comércio em setembro, em relação ao mesmo período do ano passado.
No mês passado, 13.388 títulos de novos devedores foram incluídos na lista do serviço, apenas 0,37% a mais do que em setembro de 2008, quando foram 13.339 inclusões.
Por outro lado, o número de pessoas que conseguiram "limpar" o nome -a lista de exclusões- caiu 5% no mês passado. Foram 6.737 títulos excluídos da lista em setembro do ano passado, ante os 6.408 de setembro de 2009. Em agosto, houve crescimento de 1% nas exclusões do comércio.
Segundo Elisabeth Paez, coordenadora da unidade do SCPC em Ribeirão, a queda nas exclusões pode ser um reflexo da corrida de consumidores para aproveitar a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), válido para automóveis e eletrodomésticos.
"Muitas pessoas aproveitaram os preços baixos e acabaram se endividando ou não conseguindo tirar o nome da lista de inadimplentes", disse.
Assim como ocorre desde o início do ano, o resultado acumulado de janeiro a setembro ainda mostra uma alta grande na inadimplência. No período, em 2009, o total de inclusões subiu 3,6% em relação aos primeiros nove meses de 2008. Neste ano, foram 129.440 títulos incluídos, ante os 124.902 do ano passado.
O total de exclusões também mostra a inadimplência no comércio da cidade neste ano: 8,7%. São 55.970 títulos retirados da lista no acumulado de 2009, ante 61.345 em 2008.
De acordo com Elisabeth, a inadimplência deve voltar a crescer nos próximos meses. "É um círculo vicioso. As pessoas vão comprar bastante agora, principalmente no fim do ano, e parte delas nota, no início do ano que vem, que não deram conta de pagar tudo", disse a coordenadora da unidade do SCPC em Ribeirão.


Texto Anterior: Barretos: Mecânico invade serviço de água para tomar banho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.