Ribeirão Preto, Domingo, 07 de Novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

"Discípulo" de Vaccarini recupera obra do artista

DA ENVIADA A BATATAIS

Quem passa em frente ao Centro de Lazer do Trabalhador, em Batatais, pode observar um homem de aparência simples debruçado sobre o painel de Bassano Vaccarini, um dos maiores artistas plásticos da região.
Trata-se do pedreiro Valdivino Custódio da Silva, 62. Apesar da simplicidade aparente, ele foi uma espécie de discípulo do próprio Vaccarini quando ajudou o mestre a erguer algumas de suas obras. Agora, atua para restaurar o painel em Batatais.
O primeiro contato com Vaccarini ocorreu em Altinópolis na década de 70, quando o artista pediu à prefeitura um pedreiro para que o ajudasse a erguer uma obra.
Silva, funcionário da prefeitura na época, foi o escolhido. "Foi uma experiência muito grande, porque eu não sabia nada de arte e passei a fazer arte."
Silva já recuperou cinco obras do artista, em Altinópolis e em Ribeirão.
O restauro foi incumbido a Silva pela Secretaria do Turismo de Batatais para recuperar uma "aberração" feita há 15 anos, quando a obra foi pintada de rosa e verde.
O restauro durará mais dez dias, tempo necessário para raspar a tinta e recuperar o cimento, com uma camada protetora.


Texto Anterior: Olímpia: Concessão de aterro sanitário na cidade provoca polêmica
Próximo Texto: Ribeirão abre 1º Festival de Teatro hoje
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.