Ribeirão Preto, Sábado, 08 de Agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ribeirão confirma mais 2 casos de gripe

Cidade já tem 41 infectados; há ainda uma suspeita de surto na penitenciária, onde três presos têm sintomas

LIGIA SOTRATTI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA RIBEIRÃO

A Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto confirmou ontem mais dois casos de gripe suína, o que elevou para 41 o número de infectados. Um surto na penitenciária masculina da cidade está sendo investigado e outras 37 pessoas com suspeita da nova doença aguardam o resultado dos exames.
De acordo com o último boletim médico, divulgado ontem, um surto em uma empresa da cidade, cujo nome não foi divulgado, foi descartado. Ribeirão tem ainda um surto confirmado em uma entidade de atendimento a deficientes mentais.
O número de crianças com suspeita da doença também teve aumento. Dos 37 suspeitos, 12 são crianças com menos de 11 anos. Dos três novos casos notificados como suspeitos ontem, dois são bebês -um com dois meses e outro com cinco meses.
Uma gestante de 21 anos continua internada com suspeita da nova gripe. Ela foi levada ao hospital na quarta-feira com contrações e teve o parto inibido. A mulher está no oitavo mês de gestação e é medicada com o Tamiflu, antiviral utilizado para tratamento de gripe suína.
Dos 24 casos individuais confirmados até ontem, há cinco crianças, um adolescente, dez mulheres e oito homens. Somente uma grávida na cidade teve a doença confirmada. A jovem, de 24 anos, no primeiro mês de gestação, teve uma leve pneumonia e permaneceu em casa, recebendo a medicação para a nova gripe.
O surto confirmado é em uma instituição da cidade que atende crianças com deficiência mental. A entidade tem 17 pessoas com confirmação da doença. Cinco fizeram exame que atestou positivo para o vírus H1N1, que causa a gripe suína. Os outros 12 casos da instituição tiveram a confirmação da nova gripe pelo vínculo epidemiológico. Uma situação é considerada surto quando há três casos ou mais em um ambiente fechado, em um intervalo de cinco dias.
A penitenciária com a suspeita, na rodovia Abrão Assed, está superlotada. Tem capacidade para 792 detentos, mas abrigava, até a tarde de ontem, 1.228. Três internos tiveram sintomas nesta semana. Um foi hospitalizado. Os outros dois permanecem isolados em celas da penitenciária.


Texto Anterior: Seguranças são acusados de matar pedreiro
Próximo Texto: Região terá nove postos para fazer distribuição do Tamiflu
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.