Ribeirão Preto, Domingo, 08 de Novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ação deve focar jovem, afirma psicóloga

DA FOLHA RIBEIRÃO

A realização de campanhas antitabagismo voltadas especificamente para os adolescentes poderia reduzir a iniciação precoce no vício, na avaliação da psicóloga Cassiana Moraes de Oliveira, que pesquisou o comportamento dos jovens.
Segundo ela, para programar medidas eficazes de prevenção ao tabagismo é necessário conhecer a motivação dos jovens frente ao cigarro.
No caso das meninas, por exemplo, que apontam o cigarro como um alívio para situações difíceis, a pesquisadora afirma ser importante que os órgãos de saúde pública elaborem alternativas para as mulheres adolescentes lidarem melhor com a ansiedade, o estresse e a depressão.
Como a presença de pais fumantes se mostrou bastante influente para o tabagismo entre os participantes da pesquisa, a psicóloga afirma ser importante envolver os familiares nas ações educativas.
Situação semelhante envolve as escolas, que foram apontadas pelos jovens como um local comum para a experimentação do cigarro. Segundo Cassiana, isso mostra que é preciso incluir políticas de prevenção nas grades curriculares, assim como incentivar a participação dos professores.
"A família e a escola devem estar juntas na formação das crianças e dos adolescentes."
A pesquisadora afirma ainda que o mesmo fator de influência que é exercido com facilidade sobre os jovens e que pode levar ao início do tabagismo também deve ser usado de maneira positiva no combate ao vício. "É necessário envolver os jovens na campanha de combate ao tabagismo, colocando-os no papel de multiplicadores."
Além disso, a pesquisadora disse que o estudo apontou que os adolescentes sabem dos danos à saúde causados pelo cigarro e da legislação que proíbe a venda do produto para menores. Portanto, para ela, é necessário pensar estratégias que bloqueiem o acesso de cigarros aos adolescentes.

Texto Anterior: Jovem fuma por alívio e para imitar adulto
Próximo Texto: Para médico, propaganda deve ser 100% banida
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.