Ribeirão Preto, Sábado, 09 de Maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

URBANISMO

Aquífero Guarani faz Araraquara adotar restrições

DA FOLHA RIBEIRÃO

Bairros tradicionais da zona leste de Araraquara, como Cecap, Jardim Iguatemi e Aeroporto estão com a expansão bloqueada pela administração para que não comprometam a área de recarga do aquífero Guarani.
Os bairros estão próximos da zona de recarga do aquífero, que é um dos maiores reservatórios de água doce do mundo e responsável por boa parte do abastecimento de água em toda a região de Ribeirão.
A administração de Araraquara decidiu congelar principalmente qualquer loteamento que esteja localizado em um ponto mais crítico, no entorno do ribeirão do Ouro, que é a principal região de recarga na cidade.
No local, ainda não há ocupação humana, mas existem grandes glebas particulares.
De acordo com a secretária do Desenvolvimento Urbano de Araraquara, Alessandra de Lima, a prefeitura aumentou o grau de exigências a loteamentos na área.
O loteador interessado em criar um bairro na zona leste precisa, por exemplo, de um estudo de impacto de vizinhança e de um Rima (Relatório de Impacto do Meio Ambiente), estudos que não são exigidos para bairros localizados em outras áreas de Araraquara.
Outra restrição imposta é a necessidade de manutenção de áreas verdes e permeáveis: qualquer loteamento deve manter até 80% da área permeável (sem asfalto ou construções que impeçam o solo de absorver a água).
Em loteamentos comuns, exige-se apenas 30% de permeabilidade.


Texto Anterior: Saiba mais: Volume de água perdido na rede será apurado
Próximo Texto: Caso do elevador: Empresa que fez manutenção não tinha registro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.