Ribeirão Preto, Domingo, 10 de Outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

USP realiza "expedição" em floresta do campus

Projeto leva visitantes para conhecer espécies

DE RIBEIRÃO PRETO

Quatro horas para explorar a mata, conhecer espécies de plantas e ver de perto a dinâmica biológica da floresta existente no campus da USP de Ribeirão Preto. Essa é a proposta do projeto Trilha da Biodiversidade, do curso de ciências biológicas.
As visitas são gratuitas e contam com a monitoria dos alunos de graduação. As excursões são agendadas e os grupos têm até 40 pessoas.
De acordo com Danilo Seithi Sato, educador do laboratório de ensino de biologia e que participa do projeto, a proposta é despertar as pessoas para a importância de manter o local.
"Temos uma parte teórica, de introdução, para falar sobre o conceito de floresta e dar orientações. Depois, vamos para a parte prática, mostrar a área de reflorestamento e realizar experimentos com os visitantes."
Uma das atividades é analisar duas áreas diferentes, uma de mata mais recente e outra com vegetação antiga. São colhidas amostras de solo, observadas as árvores e, depois, é comparado o crescimento de cada espaço, como forma de perceber a dinâmica da floresta.
O projeto de reflorestamento da mata da USP teve início em 1986. De acordo com a universidade, a cobertura vegetal natural de Ribeirão Preto, que na época da implantação da floresta era de 3,8% em todo o município, saltou para 20%.


Texto Anterior: Foco: "Casal 20" do noticiário local decide mudar de emissora
Próximo Texto: Deputados eleitos em Ribeirão dizem não à prefeitura em 2012
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.