Ribeirão Preto, Domingo, 11 de abril de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE
Região tem mais 20 casos de dengue

da Folha Ribeirão

O Instituto Adolfo Lutz confirmou anteontem mais 20 casos de dengue em cidades da região de Ribeirão Preto.
O município com maior número de confirmações foi Rifaina, que registrou os oito primeiros casos do ano. Em 98, segundo as autoridades de saúde, a cidade não registrou ocorrência de dengue.
Também foram confirmados quatro casos em Sales Oliveira, três em São Joaquim da Barra, dois em Pontal, um em Araraquara, Bebedouro e Ribeirão Preto.
Desde o início do ano, a região já registrou 359 confirmações em 27 cidades, contra 739 casos em 43 municípios no ano passado. Só na última semana, foram 72 novos casos confirmados.
A cidade da região mais atingida pela dengue é Ribeirão Preto, com 203 pacientes, mais que o dobro do ano passado, quando foram confirmados cem casos.
No início da década de 90, Ribeirão registrou uma epidemia de dengue, com quase 3.000 casos confirmados.
Nas duas últimas semanas, a Divisão de Controle de Vetores realizou arrastões na zona norte da cidade, onde há mais confirmações da doença, para tentar conter o aumento do número de pacientes.
O crescimento de confirmações é considerado normal após feriados como Carnaval e Semana Santa, quando há grande circulação de pessoas por outras regiões.

Tipo 2
Há dez dias foi confirmado o primeiro caso de dengue tipo 2 em Ribeirão este ano. No ano passado, o município teve pelo menos dois pacientes infectados pelo vírus tipo 2, mas este ano, apenas Igarapava havia confirmado a circulação desse vírus na região.
A existência de mais de um tipo de vírus em circulação aumenta as chances de ocorrência de casos de dengue hemorrágica, mais grave e que pode matar. O objetivo das autoridades é evitar esse estágio.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.