Ribeirão Preto, Terça-feira, 12 de Maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Número de viagens pagas nos ônibus de Ribeirão cai 3,3%

Comparação é com primeiro trimestre de 2008 e representa mais de meio milhão de passagens

DA FOLHA RIBEIRÃO

O movimento de passageiros no transporte coletivo urbano de Ribeirão Preto segue em queda. O número de viagens pagas nos quatro primeiros meses de 2009 foi 3,3% menor do que no mesmo período de 2008. Parece pouco, mas isso representa mais de meio milhão de passageiros.
No primeiro quadrimestre de 2008, foram 15.536.890 viagens pagas. No mesmo período deste ano, o total caiu para 15.020.827. "Os números mostram que a tendência de queda dos últimos anos em Ribeirão foi mantida", disse Reynaldo Lapate, gerente de transporte coletivo da Transerp. Em março, a Folha mostrou que, em dois anos, os ônibus perderam 2,8 milhões de passageiros.
Ao mesmo tempo, a Transerp informou que, no primeiro quadrimestre de 2009, houve aumento da arrecadação advinda dos ônibus: 0,3%. A explicação, segundo Lapate, está no reajuste aplicado na tarifa e na sazonalidade.
"A tarifa subiu 4,76% e isso acabou compensando a perda de passageiros", disse Lapate. Porém, quando se observa apenas os três primeiros meses, a arrecadação subiu 13%. "A demanda em março foi muito grande em comparação a março de 2008. Já em abril tivemos muitos feriados, por isso a arrecadação cai quando analisamos o primeiro quadrimestre, e não o trimestre", disse.
A tarifa de ônibus, que hoje é de R$ 2,20, deve ser reajustada em junho, após o dissídio dos motoristas e cobradores.


Texto Anterior: Motociclista joga radar no chão na avenida Presidente Vargas
Próximo Texto: Radioterapia do HC tem 100 pessoas na fila
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.