Ribeirão Preto, Domingo, 12 de Junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Viagem Literária leva escritores a cidades da região

Projeto passará por bibliotecas públicas de Descalvado, Américo Brasiliense e Cruz das Posses, em Sertãozinho

Autores de variados gêneros dialogam com o público; o objetivo é incentivar a leitura em pequenas cidades

Danilo Verpa-15.abr.2008/Folhapress
Zuenir Ventura, na avenida Paulista, em SP; escritor é um dos participantes do projeto

ANA SOUSA
DE RIBEIRÃO PRETO

O projeto Viagem Literária, que promove uma turnê de escritores pelo Estado, passa nas próximas duas semanas pela região de Ribeirão.
Nos dias 13, 14 e 16 de junho, o escritor Zuenir Ventura visita, respectivamente, as bibliotecas municipais de Américo Brasiliense, Descalvado e Cruz das Posses, em Sertãozinho. Já no dia 21, em Jaboticabal, Márcia Tiburi fala sobre a sua obra.
As visitas fazem parte do primeiro módulo do projeto, batizado de Literatura para Todos. Nele, autores de variados gêneros literários viajam por 70 cidades do interior para conversar com o público sobre suas obras.
"A prioridade é para cidades de pequeno e médio porte que possuam uma biblioteca com boa estrutura, mas que não têm condições de começar um trabalho como esse por conta própria", afirma o secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo.
Segundo ele, o principal objetivo do programa é incentivar a leitura e aumentar o movimento nas bibliotecas.
"A presença de escritores renomados atrai as pessoas à biblioteca e desperta o interesse pela leitura."
Para o escritor Zuenir Ventura, que participa pelo segundo ano consecutivo, a vantagem do projeto é o contato direto com o público.
"Nesta época em que tudo é feito por meio de um contato tecnológico, este contato direto é muito importante. É um corpo a corpo onde você vê as pessoas, sente a reação", afirma o escritor.
Ele conta que o bate-papo segue o rumo proposto pelo público. "Eu me apresento, falo um pouco sobre a minha obra e abro para o diálogo. A partir daí se estabelece uma conversa natural, o que é mais interessante."

HISTÓRICO
Lançado em 2008, o Viagem Literária levou consagrados escritores brasileiros como Ruy Castro, Marçal Aquino e Marcelino Freire a bibliotecas de 40 cidades paulistas em seu primeiro ano.
No ano seguinte, Ronaldo Bressane e Adélia Prado estiveram entre os participantes. Já em 2010, Mario Prata, Lauro Cesar Muniz e Alice Ruiz fizeram parte da iniciativa.
Neste ano, são 350 atividades. Veja a programação em www.cultura.sp.gov.br.


Texto Anterior: Joias de valor elevado também movimentam mercado classe A
Próximo Texto: Frases
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.