Ribeirão Preto, Quinta-feira, 12 de Julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JAZZ
Fumio Itabashi estréia no Brasil

FREE-LANCE PARA A FOLHA RIBEIRÃO

O pianista, compositor e arranjador japonês Fumio Itabashi, destaque do jazz no Japão, dedilha o ritmo no sábado, às 20h30, no auditório do Sesc, em Ribeirão. O espetáculo terá a participação especial dos percussionistas Caíto Marcondes e Midori Onaga.
O repertório que Itabashi vai apresentar está calcado em seu mais recente CD, "Songs of the Earth, Wind From Africa", resultado das impressões do pianista após uma viagem pelo continente africano.
Ele conta que o interesse pela África, que considera o "berço do jazz", é antigo. No ano passado, ele viajou sozinho pelo Quênia para conhecer as essências rítmicas.
"Foi uma viagem que permitiu recuperar meu lado selvagem", afirma Itabashi.
As canções do show também vão mostrar a diversidade das composições, que são marcadas pela liberdade de estilo.
Bastante envolvido com os movimentos musicais dos países asiáticos, Itabashi, que diz ter conseguido a maturidade por meio do jazz, afirma que levou um choque ao perceber, depois de uma turnê mundial, que não conhecia a música de seu país.
Diante dessa constatação, o compositor mergulhou em sua cultura e também se apaixonou pela música asiática.
"A experiência resultou em uma melhor compreensão da história do meu país e das diferenças entre o Oriente e o Ocidente", diz Itabashi.
A vontade de tocar na América do Sul veio quando Itabashi tocou com Midori Onaga, percussionista japonesa radicada em São Paulo.
Sobre a música brasileira, o compositor afirma não conhecer muito. No entanto ele diz que adorou a bossa nova, representada por Tom Jobim, e o samba. "Recentemente conheci as músicas de Caetano Veloso e fiquei mais impressionado ainda sobre a profundidade da música brasileira, que fala sobre a história de seu povo", diz Itabashi.

Show: Fumio Itabashi
Quando: sábado, às 20h30, no auditório do Sesc (r. Tibiriçá, 50, em Ribeirão)
Quanto: gratuito
Informações: 0/xx/16/610-0141


Texto Anterior: Pratos têm origem histórica
Próximo Texto: Ópera de Gaetano Donizetti é destaque no Sesc
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.