Ribeirão Preto, Quinta-feira, 12 de Julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pratos têm origem histórica

FREE-LANCE PARA A FOLHA RIBEIRÃO

Com origem desconhecida, alguns pratos tradicionais podem ter sido criados por pessoas que tiveram um importante papel no cenário brasileiro.
É o caso do filé à Chateaubriand, composto por filé mignon ao molho madeira, champignon, arroz branco e batata sauté. De acordo com Romualdo João Celini, seu pai, Albano Celini, um dos pioneiros no ramo de restaurantes em Ribeirão, contava que esse prato nasceu em um restaurante de São Paulo, muito frequentado pelo homem que trouxe o primeiro aparelho de TV ao Brasil e foi dono de um império da comunicação.
Depois de uma longa temporada na Europa, Chateaubriand voltou ao país e costumava pedir para o cozinheiro do restaurante esse prato.
"E o filé original, do jeito que ele gostava, tem de ser bem alto, assim como o que ele se acostumou a comer na Europa", disse. Como nem todo mundo gosta de carne mal passada (o interior é praticamente cru), as pessoas costumam pedir para partir o filé, inicialmente alto, ao meio.


Texto Anterior: Gastronomia: As receitas que não envelhecem
Próximo Texto: Jazz: Fumio Itabashi estréia no Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.