Ribeirão Preto, Terça-feira, 12 de Setembro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mortes no trânsito caem de 1999 para 2000 na cidade de São Paulo

DA REPORTAGEM LOCAL

O número de mortes no trânsito caiu na cidade de São Paulo neste ano em relação a 99. Dados da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) mostram que, de janeiro a julho de 99, 933 pessoas morreram no trânsito. No mesmo período de 2000, o número caiu para 880 -queda de 5,6%.
Outra boa notícia foi que a porcentagem de pedestres mortos em acidentes de trânsito em relação ao total de vítimas caiu de 96 para 2000. Em todo o ano de 96, 60% das mortes no trânsito eram de pedestres. Em 2000, essa porcentagem foi, até julho, 48%.
Para o presidente da CET, Nelson Maluf El Hage, a queda nas mortes se deve à maior fiscalização (em 99, foram contratados 200 novos guardas de trânsito que se somaram aos 800 em serviço) e ao amadurecimento da população em relação ao Código Nacional de Trânsito.
Para o professor Hugo Pietrantônio, do Departamento de Engenharia de Transportes da USP, ainda é cedo para dizer que a tendência de queda nas mortes de trânsito vai continuar.
Ele afirma, no entanto, que o que pode explicar essa redução de 99 para 2000 é o aumento da fiscalização, a instalação de redutores de velocidade e a melhoria na iluminação de algumas vias.
A tendência de queda também foi verificada pelo Programa de Aprimoramento das Informações de Mortalidade (Pro-Aim), da Prefeitura de São Paulo.
Os dados do primeiro semestre deste ano do Pro-Aim indicam uma queda de quase 30% no número de mortes no trânsito. Nos seis primeiros meses deste ano, foram 615 mortes, contra 439 do mesmo período de 1999.
Os dados, no entanto, são preliminares e ainda sofrerão alterações até o final do ano, já que ainda faltam ser incluídos registros de mortes de alguns hospitais.


Texto Anterior: Polícia Militar dobra efetivo nas ruas da cidade
Próximo Texto: Violência: Seis pessoas são assassinadas em Ribeirão no fim-de-semana
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.