Ribeirão Preto, Quinta-feira, 12 de Novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alta da mensalidade das escolas particulares pode chegar a 7%

Setor apoia projeto que diminui tempo em que inadimplente pode ir às aulas

DA FOLHA RIBEIRÃO

Os reajustes das mensalidades escolares em 2010 devem ficar entre 4,5% e 7% no ano que vem. É o que projetam representantes das instituições particulares de ensino de Ribeirão Preto, que se reuniram ontem à tarde para discutir os índices e outros problemas que afetam o setor, como a inadimplência.
De acordo com o presidente do Sieesp (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo) de São Paulo, Benjamin Ribeiro da Silva, esses índices colocam as expectativas de aumento nas mensalidades pouco acima do índice esperado de inflação deste ano, de 4,5%.
O limite para um reajuste maior na mensalidade, segundo Silva, é estabelecido por "uma concorrência muito forte no setor". "Temos demanda menor do que a oferta, mensalidades que vão de R$ 100 a R$ 3.000. Se alguém fizer aumento errado, vai perder aluno", afirma o dirigente das escolas.
Um dos problemas que mais aflige a categoria, a inadimplência ganhou destaque na discussão promovida ontem entre os dirigentes das escolas particulares locais.
Em Ribeirão, a inadimplência verificada entre os estabelecimento de ensino no mês de setembro ficou em 9,55%. De acordo com Silva, as escolas sofrem por terem de recorrer aos bancos para suprir perdas nas mensalidades.
Um projeto de lei do deputado federal Márcio França (PSB/SP) que diminuiu de 12 para 6 meses o tempo que a escola deve manter os alunos inadimplentes também foi apresentando no evento. A entidade apoia o projeto. Para Silva, o projeto de lei representa uma saída para a inadimplência.
As previsões econômicas positivas para o próximo ano também devem dar novo ânimo ao setor educacional, após um ano em que o crescimento do setor foi impactado pela crise.


Texto Anterior: Ribeirão pode mudar data do seu Carnaval
Próximo Texto: Big brother: Jaboticabal instala 10 câmeras para monitorar centro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.