Ribeirão Preto, Sábado, 13 de março de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Falta de água deve atingir 100 mil hoje

da Folha Ribeirão

O blecaute de anteontem deve deixar hoje cerca de 100 mil pessoas em Ribeirão Preto sem água -um quinto da população.
O motivo é a interrupção de quatro horas no bombeamento de água dos 92 poços da cidade para os reservatórios que abastecem os bairros em razão do blecaute.
No início da noite de ontem, começou a faltar água na região do bairro Sumaré, Jardim América, São Luís e Jardim Irajá.
A interrupção tinha previsão para ocorrer nesse horário, quando haveria aumento no consumo.
"Um sábado ensolarado agrava a situação porque as pessoas vão consumir mais água", disse Adalton Gilberto Santini, diretor técnico do Daerp (Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto).
A região da Vila Ipiranga, Sumaré e Monte Alegre correm mais risco de desabastecimento.
Os poços pararam por 45 minutos, segundo o Daerp, e só voltaram a funcionar quatro horas depois. Isso interrompeu o abastecimento dos reservatórios.
De manhã, o nível estava abaixo da metade, informou o Daerp. Cerca de 40 milhões de litros de água deixaram de ser bombeados, o suficiente para atender o consumo de Ribeirão por cinco horas.
"As bombas foram religadas manualmente pelas equipes, por isso a demora para o sistema voltar a funcionar", afirmou Romolo Prota, superintendente do Daerp.
Não há geradores de emergência para assegurar o funcionamento das bombas nos poços.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.