Ribeirão Preto, Quinta-feira, 14 de Maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vereadores de Franca rejeitam "Cidade Limpa"

Projeto que limita publicidade em placas e fachadas recebeu pressão de lojistas

A proposta proibia anúncios em parques, viadutos, praças, pontes e a propaganda móvel em trailers, carros e bicicletas


JULIANA COISSI
DA FOLHA RIBEIRÃO

Com faixas, cartazes e até fotos dos vereadores para marcar, ao lado, os votos de cada um, os 13 vereadores de Franca rejeitaram de forma unânime anteontem projeto do prefeito Sidnei Rocha (PSDB) chamado de Visual Novo, que limita o tamanho e uso de outdoors e fachadas na cidade, a exemplo do Cidade Limpa, de São Paulo.
A divulgação do resultado foi feita sob aplausos, gritos e pulos de lojistas e comerciantes que lotaram a sessão, à noite.
Diante da pressão do público, vereadores da base governista tentaram adiar a votação do projeto, sem sucesso. O projeto Visual Novo foi reapresentado pelo prefeito Sidnei sem nenhuma mudança entre as sugestões feitas em audiência por vereadores e comerciantes.
Os parlamentares também não apresentaram emendas. Para o vereador de oposição Silas Cuba (PT), o momento de crise não era adequado para implantar o projeto. "O projeto atingiria em cheio todos os comerciantes da cidade, que teriam de mudar suas fachadas em pleno período de crise econômica", afirmou.
A proposta original proibia a colocação de anúncios (placas, cartazes ou faixas) em parques, praças, imóveis de uso residencial sem licença prévia, postes, pontes, viadutos ou muros. Também estava vetada a propaganda móvel, em carros, bicicletas ou trailers.
Os outdoors, segundo a proposta, não poderiam ultrapassar 3 m de altura por 9 m de comprimento. Para painéis, os limites eram de 4 m por 9 m.
Para a secretária Valéria Marson (Urbanismo e Habitação), quem perde é a população. "Há tempos a população pede isso, porque a cidade está muito poluída e feia." Segundo ela, a prefeitura vai esperar o projeto retornar para analisar de tomará alguma medida.


Texto Anterior: Administração: Prefeitura de Ribeirão demite servidor ligado ao vice-prefeito
Próximo Texto: Ribeirão barra projeto de transparência
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.