Ribeirão Preto, Terça-feira, 14 de Dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Madrugadas quentes incomodam morador

Máxima chegou a 29,1C; sugestão é ingerir água e usar ventilador ou ar-condicionado

DE RIBEIRÃO PRETO

Nos últimos dias, o forte calor não tem poupado o morador de Ribeirão Preto nem nas madrugadas. Ontem, à 1h, os termômetros bateram na casa dos 28,1C, segundo medição da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado).
No Estado, a temperatura só foi maior em Araçatuba, na região oeste, que registrou 28,6C no horário.
Na madrugada de domingo, a mais quente dos últimos dois meses, a temperatura chegou a 29,1C por volta da 1h e depois estacionou em 28,5C até as 4h.
Para dormir com tanto calor, médicos recomendar usar roupas leves. Além disso, há uma lista de cuidados básicos, especialmente para as crianças. O pediatra José Simão Camelo, da USP de Ribeirão, diz que ao usar ventilador, o ambiente deve estar bem limpo para que o aparelho não espalhe a poeira.
O uso do ar-condicionado não é vetado, desde que os filtros estejam limpos.
"Neste período quente, o ar-condicionado faz mais bem do que mal", disse Paulo Saldiva, do Laboratório de Poluição Atmosférica da USP de São Paulo.
Segundo o meteorologista Marcelo Schneider, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o fato de o ar não estar nem tão seco nem tão úmido ao longo do dia acaba por não alterar muito a temperatura durante a noite.
Com a chegada de uma frente fria ontem, o clima ficou mais ameno a partir da tarde, quando ocorreram pancadas de chuvas. As precipitações serão intensas a partir de amanhã.


Texto Anterior: Adutora rompe e prejudica 70% em Jaboticabal
Próximo Texto: Dicas para driblar o calor de madrugada
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.