Ribeirão Preto, Sexta-feira, 15 de Maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sabesp espera iniciar em julho obra de R$ 125 mi

DA FOLHA RIBEIRÃO

A Sabesp em Franca espera anunciar em julho deste ano o início das obras do megaprojeto de captação de água no rio Sapucaí, apontado como solução para evitar um colapso no abastecimento básico da cidade a longo prazo.
Lançado em setembro de 2008 e com aporte financeiro estimado em R$ 125 milhões, o sistema deve aumentar a capacidade de produção de água em 80%. A complexidade da obra se dá pela distância entre Franca e o Sapucaí, que fica em Patrocínio Paulista, a 21 km.
"A primeira fase da licitação foi concluída e selecionou dez empresas que vão participar da segunda. Em junho, a vencedora já deve estar definida e, no segundo semestre, provavelmente em julho, a obra começa", disse o superintendente, João Comparini.
Além da captação de água, o projeto prevê a construção de uma nova estação de tratamento de água em Franca. Todo o projeto tem previsão de conclusão em três anos e meio.
"Consideramos a obra vital para o abastecimento da região, que tem uma geografia nada amigável em termos de água", afirmou Comparini.
Por estar posicionada cerca de 400 metros mais alta que Ribeirão Preto, Franca tem alto índice de complexidade na captação de água. Não há corpos d'água de grande vazão próximos à cidade.
Em julho do ano passado, a população viveu o mais grave problema de falta de água dos últimos anos. O rompimento de uma adutora durante uma operação de manutenção, em plena estiagem, deixou cerca de 85% das casas sem água.
Para tentar contornar a situação, a Sabesp disponibilizou cerca de 30 caminhões-pipa, colocados em pontos estratégicos. O abastecimento demorou uma semana para se normalizar. Somente bairros centrais escaparam.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Exportação de calçados de Franca cai 38%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.