Ribeirão Preto, Quarta-feira, 15 de Julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Planejamento medirá impacto de obras contra enchentes na Vila Virgínia

Edson Silva/Folha Imagem
O ribeirão Preto e a av. Álvaro de Lima, alvo de cheias; estudo deve embasar necessidade de desapropriação, diz prefeitura

VERIDIANA RIBEIRO
DA FOLHA RIBEIRÃO

Para poder negociar com o governo do Estado de São Paulo recursos para a desapropriação de casas na Vila Virgínia, em Ribeirão Preto, a Secretaria do Planejamento e Gestão Pública quer saber qual será o impacto das obras antienchente em execução na região central para o bairro.
O projeto visa alargar o canal do ribeirão Preto, que corta a avenida Jerônimo Gonçalves, e do córrego Retiro Saudoso, que atravessa a avenida Francisco Junqueira.
A análise sobre o impacto das obras na Vila Virgínia vai constar do plano de macrodrenagem, estudo que só ficará pronto no fim do ano.
No entanto, de acordo com o secretário do Planejamento, Ivo Colichio, a prefeitura já pediu à empresa SHF Consultoria e Projetos de Engenharia, responsável pelo estudo, que as informações relativas à Vila Virgínia sejam entregues até o mês que vem.
O principal objetivo da administração é dimensionar quantas casas realmente precisarão ser desapropriadas.
Além disso, com a análise técnica em mãos, a secretaria ganha mais embasamento para tratar do assunto com os moradores, uma vez que parte deles é contrária à proposta de deixar o local.
Quando anunciou a desapropriação aos moradores, no dia 11 de junho deste ano, a prefeita Dárcy Vera (DEM) enfrentou ampla resistência. A principal preocupação no bairro refere-se à forma de indenização para os proprietários de imóveis que forem desapropriados.
Parte dos moradores teme ser indenizada pela prefeitura com casas populares, geralmente construídas na periferia da cidade -a Vila Virgínia está próxima do centro. Ao mesmo tempo, os moradores pensam que se o governo decidir indenizá-los em dinheiro, o valor pode ser insuficiente para a compra de um imóvel na região central da cidade.
Hoje a Prefeitura de Ribeirão Preto deve publicar no "Diário Oficial" do Município uma portaria nomeando uma comissão de técnicos e moradores para acompanhar as discussões a respeito da necessidade de desapropriações na Vila Virgínia.


Texto Anterior: Família de cabeleireira que voltou dos EUA tem 4 casos
Próximo Texto: Ambiente: Vizinhos se unem para tentar salvar uma árvore centenária
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.