Ribeirão Preto, Quarta-feira, 15 de Julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMBIENTE

Vizinhos se unem para tentar salvar uma árvore centenária

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA RIBEIRÃO

Uma árvore centenária e com propriedades medicinais tem causado dor de cabeça ao proprietário de um terreno no bairro Ribeirânia, área nobre de Ribeirão. O dono do lote quer cortar a copaíba de oito metros de altura para construir uma casa no local, mas os vizinhos se mobilizaram para salvá-la.
A derrubada só pode ser feita com autorização da prefeitura. Segundo a Folha apurou, o pedido foi protocolado na Secretaria do Meio Ambiente ontem à tarde.
Há dois anos, outro pedido para a derrubada da mesma árvore foi indeferido pela prefeitura, após pressão dos vizinhos. Segundo o secretário do Meio Ambiente, Joaquim Rezende, para obter a autorização, o proprietário deve assinar um termo de compromisso para compensar a perda. "Caso contrário, ele pode até responder por crime ambiental."
O novo proprietário, que pediu para não ser identificado, disse que comprou o terreno há cerca de um mês e que, na época, desconhecia o problema. Ele afirmou ter urgência em iniciar as obras. "Já vendi minha casa e preciso dessa área para morar."
As propriedades do óleo da copaíba são estudadas na Faculdade de Farmácia da USP. "O oléo tem excelente ação anti-inflamatória, com propriedades cicatrizante e antimicrobiana", disse o pesquisador Osvaldo de Freitas.


Texto Anterior: Foco: Planejamento medirá impacto de obras contra enchentes na Vila Virgínia
Próximo Texto: Acidente com ônibus rural fere 22 na região
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.