Ribeirão Preto, Domingo, 15 de Agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Boom imobiliário atrai setor de serviços

Após a explosão da construção, Ribeirão é alvo de empresas que administram bairros e de novas corretoras

Ribeirão recebeu, de 2007 a 2009, 13.947 unidades habitacionais, o que atraiu empresas do ramo imobiliário

JEAN DE SOUZA
DE RIBEIRÃO PRETO

A explosão no setor de construção civil que fez aportar em Ribeirão grandes construtoras nos últimos quatro anos começa a atrair para a cidade, e para a região, a atenção de alguns dos maiores prestadores de serviços imobiliários do país.
Entre 2007 e 2009, 13.947 unidades foram lançadas no mercado de Ribeirão, sendo 10.233 residenciais e 2.152 terrenos em loteamentos e condomínios, de acordo com a consultoria Mercadotecnia.
É neste último filão que reside o interesse da Lello, maior administradora de condomínios do Estado, segundo a própria empresa.
Desde o início do ano, a Lello, por meio de sua subsidiária especializada na assessoria a associações de bairro, está em busca dos compradores de lotes.
Por enquanto, já tem contrato para administrar os futuro bairros BellaCitá e Reserva Santa Luisa.
A administração de outros dois projetos semelhantes está em negociação, segundo Mariangela Machado, gerente da Unidade de Associações da Lello Condomínios.
O grande número de loteamentos lançados foi o que atraiu o interesse da empresa. Esse segmento, segundo ela, demanda serviços que vão da assessoria jurídica para constituir associações de moradores ao planejamento ambiental do bairro.
É uma gestão diferente da aplicada a condomínios de apartamentos e casas, onde todo esses serviços já estão definidos pelos construtores.
"No condomínio, é mais fácil [a administração]. No caso de loteamentos, temos que seguir toda a legislação da cidade e aplicar as diretrizes do bairro previstas no contrato", afirma Machado.
Do total de projetos lançados entre 2007 e 2009, mais da metade (6.799) tem entrega prevista para 2010.
Esse grande volume, acrescido dos imóveis que continuam a ser lançados, é outro alvo cobiçado por empresas como a Brazil Brokers, uma das maiores corretoras do mercado nacional.
No mês passado, a empresa inaugurou uma nova loja de sua subsidiária DelForte Frema em Ribeirão.
De acordo com o vice-presidente comercial da Delforte Frema, José Roberto Federighi, a região de Ribeirão é estratégica manter a empresa presente nas áreas de maior potencial imobiliário do país.
A isca para atrair a Delforte, segundo ele, também foram os imóveis colocados no mercado nos últimos anos.
Para o coordenador do Núcleo de Real State da USP, João da Rocha Lima Júnior, é natural a tendência de os grandes prestadores de serviços seguirem o caminho que foi aberto pelas construtoras e incorporadoras.
"São empresas com ligações históricas no setor da construção civil", disse.


Texto Anterior: Mesmo com barreiras, cidade já oferece atrativos para o setor
Próximo Texto: Cidade tem espaço para grandes e pequenos, afirma empresário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.