Ribeirão Preto, Sexta-feira, 15 de Outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Novas tecnologias dependem de novos métodos, diz especialista

DE RIBEIRÃO PRETO

Lousas digitais, computadores ou ferramentas mais modernas, como os tablets que serão implantados pelo COC. O uso dessas novas plataformas só é efetivo no aprendizado se também houver mudanças nos métodos dos professores, afirma Nilbo Nogueira, doutor em educação com ênfase em novas tecnologias pela PUC-SP.
"Senão, de repente, você começa a usar um equipamento "top", mas com uma metodologia antiga. Você faz o velho com o novo."
Ele citou como exemplos a existência de escolas que montaram laboratórios de informática, mas onde os alunos, basicamente, usam os computadores para escrever redação, ou de unidades que instalaram lousas digitais, mas não usam a potencialidade do equipamento.
"O professor continua só escrevendo. No que facilitou? O aluno não precisa mais copiar a lição, mas para isso bastaria dar um xerox. A tecnologia só vai ser boa se auxiliar na aprendizagem."


Texto Anterior: Saiba mais: "Método" COC foi vendido por R$ 888 milhões
Próximo Texto: Inflação de setembro atinge 0,81% em Ribeirão
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.