Ribeirão Preto, Quarta-feira, 15 de Novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PARALISAÇÃO
Greve já dura três dias
Volks de São Carlos "perde" 3.600 motores

DA FOLHA RIBEIRÃO

A unidade da Volks em São Carlos já deixou de montar cerca de 3.600 motores em função da greve dos metalúrgicos, que reivindicam um aumento salarial de pelo menos 10%.
O movimento, que teve início na manhã de anteontem, atinge os 450 funcionários da linha de produção e os 300 trabalhadores terceirizados.
Em razão da mobilização, o sindicato está realizando piquetes na porta da fábrica para impedir a entrada de funcionários que não aderiram ao movimento.
A mobilização faz parte de uma paralisação geral da categoria dos metalúrgicos, que resolveram paralisar todas as montadoras do Estado. Cerca de 60 mil trabalhadores da categoria estão em greve por tempo indeterminado.
A Volks em São Carlos produz cerca de 1.200 motores por dia. A assessoria de imprensa não divulgou os valores do prejuízo.
Os metalúrgicos pediam 10% de reajuste e 10% de reposição das perdas salariais, mas a indústria entrou na Justiça com um pedido de dissídio coletivo.
Ontem à tarde, foi realizada uma audiência no TRT (Tribunal Regional do Trabalho) que ofereceu 8% aos trabalhadores. A decisão foi rejeitada e uma outra audiência foi marcada no TST (Tribunal Superior do Trabalho) ainda esta semana. Em razão disto, a categoria desistiu dos 20% e pediu um reajuste mínimo de 10%.
Além do reajuste, os metalúrgicos de São Carlos pretendem uma redução na jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas e uma melhora no piso salarial da fábrica na cidade.
"Temos conhecimento de outras fábricas da Volks em que o piso é de R$ 600. Hoje, o nosso é de R$ 420", afirmou Rosalino de Jesus de Barros, vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos.
Outros setores terceirizados da empresa não ligados a produção (limpeza, tratamento de esgoto, refeitórios, segurança) não aderiram à greve e estão funcionando normalmente.
O sindicato afirmou que a greve teve início à 0h de segunda, mas a assessoria de imprensa informa que foi às 6h -horário do primeiro turno-, já que a fábrica não trabalha na madrugada de segunda.


Texto Anterior: Sob suspeita: Receita multa sonegadores em Barretos
Próximo Texto: Natal: Shopping sorteia dez carros em campanha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.