Ribeirão Preto, Quarta-feira, 16 de Março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ministério Público interfere em licitação do Daae de Araraquara

Promotoria suspeita que processo favorecia uma das empresas

DE RIBEIRÃO PRETO

O Ministério Público Estadual de Araraquara questionou uma licitação para a perfuração de poços do Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) por indícios de favorecimento de uma das empresas.
A concorrência foi suspensa e a Promotoria propôs um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), forçando a autarquia municipal a abrir nova licitação e a seguir uma série de exigências do edital.
Segundo o promotor Raul de Mello Franco Júnior, o objetivo foi obrigar o órgão a adotar procedimentos que não pudessem caracterizar beneficiamento a nenhuma empresa concorrente.
As suspeitas foram levantadas no transcorrer de dois processos licitatórios desde o ano passado, segundo o promotor. Uma primeira disputa, para perfuração de um poço, foi cancelada após ser conhecido o vencedor.
Na ocasião, o Daae alegou problemas técnicos e no edital para não homologar o resultado. Em seguida, foi contratada uma consultoria para elaborar um novo projeto. Abriu-se a segunda concorrência para dois poços.
Nesse novo processo, segundo a Promotoria, foram usados critérios técnicos que nunca foram empregados antes pelo Daae e diferentes, inclusive, dos que ocorrem em todo o Estado.
"A principal diferença foi a exigência de um diâmetro de perfuração de 24 polegadas, quando o usual antes era de 17,5 ou de 20 polegadas", diz Franco Júnior.
"Pelo que apuramos durante o inquérito, uma série de exigência incluídas no edital faziam com que só uma empresa tivesse condições de vencer a licitação. Diante dos indícios, decidimos entrar com o TAC."

OUTRO LADO
O Daae respondeu que se manifestou junto ao Ministério Público e "refutou as acusações [de suposto direcionamento] apresentando justificativas que afastariam as suspeitas".
Ainda de acordo com nota da autarquia, um novo processo licitatório já foi iniciado respeitando o acordo com a Promotoria.


Texto Anterior: Dárcy afirma, em nota, que vai continuar filiada ao DEM
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.