Ribeirão Preto, Quinta-feira, 16 de Julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Região tem a menor taxa de mortalidade infantil do Estado

Destaque é a regional de Barretos, com 9,8 mortes de bebês de até um ano por mil nascidos vivos, seguida por Ribeirão e Franca

Dirigentes de saúde atribuem a queda ao investimento na atenção básica e na qualidade do pré-natal das gestantes


DA FOLHA RIBEIRÃO

As microrregiões de Barretos, Ribeirão Preto e Franca, nesta ordem, ocupam as três primeiras posições no ranking de menor taxa de mortalidade infantil em São Paulo. O balanço foi divulgado ontem pela Secretaria de Estado da Saúde.
A média estadual foi de 12,5 óbitos por mil nascidos vivos, contra 14,8 em 2007 -uma redução de 15,5%.
Gestores de unidades da região atribuem a queda ao investimento das prefeituras na atenção básica, principalmente no pré-natal.
O DRS (Departamento Regional de Saúde) de Barretos foi o único a registrar uma taxa abaixo dos dois dígitos: 9,8 mortes por mil nascidos vivos (veja gráfico acima).
É a segunda vez que Barretos lidera o ranking. Em 2007, foram 10,2 mortes para cada mil nascidos vivos. "Houve empenho das prefeituras em melhorar a atenção básica, em fazer um pré-natal de qualidade", disse o diretor regional de saúde Luiz Carlos Lorenzi.
A regional de Ribeirão alcançou uma média de 10 óbitos por mil nascidos vivos. Em 2007, a proporção foi de 11,4. Segundo o diretor do DRS de Ribeirão, Ronaldo Capeli, os municípios investiram mais nos cuidados com o pré-natal.
Franca, na terceira posição, teve média de 10,2 no ano passado. A microrregião é a que mais se destaca na região, pelo avanço histórico: em cinco anos, a taxa caiu de 15,7 óbitos por mil para 10,2.
Para a diretora do DRS, Adriana Ruzene, a queda de 35,03% foi possível com a criação do planejamento familiar e o foco da atenção básica no parto. A regional negocia ampliar os atuais dez leitos neonatais da Santa Casa para 15 ou 20. Araraquara não consolidou seus dados. (JC)

Texto Anterior: Painel Regional
Próximo Texto: Saúde diz que errou e que médica não tem gripe A
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.