Ribeirão Preto, Sexta-feira, 16 de Julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Unidades de saúde mais lotadas são as que têm menos médicos

DE RIBEIRÃO PRETO

Pode parecer um contrassenso (aliás, é mesmo), mas as UBDSs (Unidades Básicas Distritais de Saúde) de Ribeirão Preto que mais atendem pacientes são as que têm menos médicos trabalhando.
De acordo com a prefeitura, a unidade que mais atende pacientes no PA (Pronto Atendimento) é a do Quintino Facci 2, com uma média de 571 atendimentos/dia.
Na escala de quarta, por exemplo, 19 médicos trabalharam na unidade, resultando na média de 30 pacientes atendidos por médico.
Na UBDS Central e na da Vila Virgínia a média de atendimentos diários é igual: 459 pacientes. Mas, segundo a escala de quarta-feira, na primeira trabalharam 14 médicos e na outra, 18.
Ou seja, cada médico da Vila Virgínia atendeu 25 pacientes e os da Central, 32.
Já nas unidades que menos receberam pacientes - 343 na Castelo Branco e 385 na Cuiabá- o número de médicos foi maior: 19 e 21, respectivamente.
De acordo com a assistente da Secretaria da Saúde, Darlene Mestriner, realmente faltam médicos nas UBDSs Quintino Facci 2 e Vila Virgínia, mas a situação deve ser regularizada com as contratações do concurso público previsto para agosto.
"Sabemos do deficit do Quintino e acreditamos que ele se deve à distância. Já na Vila Virgínia, tivemos três saídas de médicos. Por isso o concurso público está mais focado nessas duas áreas."


Texto Anterior: Instituto pode assumir outras UBDSs
Próximo Texto: Saúde prepara nova ofensiva no combate à dengue em Ribeirão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.