Ribeirão Preto, Domingo, 17 de Outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Faxineiras lotam ônibus para trabalhar em Ribeirão

DE RIBEIRÃO PRETO

Durante seis dias da semana, cerca de 440 domésticas de Guariba acordam às 4h30. Elas viajam de ônibus, muitas vezes em pé, por uma hora e meia até chegar a Ribeirão. Trabalham até as 16h, para depois enfrentarem mais uma longa viagem em um dos sete ônibus lotados.
Com a mecanização da colheita da cana, muitos trabalhadores rurais perderam o emprego nas usinas da região de Guariba. Sem opção, buscaram cidades vizinhas, como Ribeirão, onde encontraram salários maiores do que os de Guariba.
A doméstica Maria Aparecida de Oliveira, 32, trabalha há cinco anos em Ribeirão e diz que já se acostumou com a rotina das viagens diárias.
Por falta de emprego, a Prefeitura de Guariba subsidia 50% do valor do passe para que as trabalhadoras tenham oportunidade de emprego fora da cidade. Segundo a prefeitura, o valor do passe diário é de R$ 8,68. O gasto anual é de R$ 500 mil.


Texto Anterior: Doméstica 2.0
Próximo Texto: Famílias mantêm empregada há três gerações
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.