Ribeirão Preto, Domingo, 19 de Julho de 2009

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Foco

Bares apostam em cobertor e aquecedores para evitar queda de movimento no frio

DA FOLHA RIBEIRÃO

Para não perder o cliente ribeirão-pretano acostumado com calor o ano inteiro, bares e restaurantes da cidade criaram alternativas para manter suas mesas cheias no inverno deste ano. Além de adicionarem ao cardápio pratos quentes e bebidas mais encorpadas, os empresários lançam mão de aquecedores e até de cobertores para agradar ao público.
Marcelo Carneiro da Rocha, 49, dono do Cervejarium, bar com cardápio variado de cervejas gourmet e artesanais, trouxe do exterior a ideia de oferecer cobertores aos clientes mais friorentos. A novidade foi apresentada ao público em 2006 e, desde então, passou a ser repetida em todos os invernos, aliada aos aquecedores.
"Eu usei cobertor uma vez, no ano passado. Nunca tinha visto. Estava muito frio e ventando. Minhas amigas queriam ir embora. Aí, disseram para a gente, super simpáticos: "fica aí, a gente tem cobertor'", disse a analista de importação Beatriz Alves, 21.
Segundo Carlos Frederico Marques, presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Ribeirão Preto e região, em julho o faturamento de bares e restaurantes cai até 20%.
"Além do frio, este é um período de férias. Muita gente viaja, os universitários vão embora", afirma Marques.
Segundo ele, é neste período de queda no movimento que a criatividade dos empresários pode fazer diferença na hora de atrair os clientes. "O ribeirão-pretano está acostumado com o calor. No frio, ele pede uma pizza e fica em casa. Se o cliente souber que vai sair e que não vai passar frio no bar, ele vai ficar até mais tarde na rua", disse.
As amigas Juliana Lopes e Maria Cristina Ferreira, ambas 25, já têm na cabeça uma lista de quais lugares em Ribeirão oferecem opções para que elas não passem frio. Do Iê, restaurante de comida japonesa onde os clientes ficam ao ar livre, elas gostam dos aquecedores e das "mantinhas".
"É um investimento pequeno, mas que significa muito para o cliente. Um aquecedor estando próximo de uma mesa dá uma sensação bem mais agradável", afirma Daniel Ravagnani, 33, dono do Iê.
Guilherme Montefeltro Neto, 29, proprietário do Bar do Surf, concorda. Neste inverno, pela primeira vez, ele adotou cobertores e aquecedores para manter os clientes à mesa.


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