Ribeirão Preto, Terça-feira, 20 de Janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Com 6 casos de dengue, Ribeirão entra em alerta contra mosquito

Número já representa metade do total de notificações feitas em dezembro

DA FOLHA RIBEIRÃO

A Vigilância Epidemiológica de Ribeirão Preto já confirmou seis casos de dengue neste ano. Todas as pessoas infectadas manifestaram os primeiros sintomas da doença em 2009 -a primeira demonstrou sinais da moléstia já no dia 1º e a última, no dia 7 deste mês.
Os casos de janeiro representam quase a metade do total registrado em todo o mês de dezembro do ano passado -quando houve 14 notificações.
Segundo a chefe da Vigilância, Ana Alice de Castro e Silva, as suspeitas foram confirmadas pelo Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo. As seis pessoas moram nos distritos Sul (Vila Virgínia) e Norte (Quintino Facci) de Ribeirão.
O início de nova temporada de chuvas preocupa a Vigilância. "No verão começa a aumentar a transmissão, por causa das chuvas e calor", diz Silva.
De acordo com a chefe do setor, logo que foram levantadas as suspeitas, agentes de controle de vetores visitaram os bairros dos seis pacientes e eliminaram possíveis criadouros do mosquito nos quarteirões em torno de suas casas.
Depois que a doença foi confirmada, os agentes usaram inseticidas para matar os mosquitos transmissores da dengue -Aedes aegypti.
Os últimos 14 casos confirmados de dezembro reforçam outra estatística: 2008 foi o quarto ano consecutivo em que Ribeirão registra ao menos um caso da doença por mês.
De acordo com a Vigilância, o ano de 2008 terminou com 1.055 casos de dengue. A microrregião de Ribeirão, com 1.226 registros, só perdeu para a de Araraquara, onde 1.383 pessoas foram infectadas durante o ano passado.
Recordista em 2008, a cidade de Araraquara teve o primeiro caso deste ano confirmado no último dia 8.


Texto Anterior: Gasparini acaba mandato sem tratar 100% de esgoto
Próximo Texto: Saúde: Vigilância Sanitária apreende 200 kg de carne em Franca
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.